Ícone do site Folha Popular

Paverama apresenta resultados do 1º LIRAa de 2023

Coleta foi realizada de 16 a 20 de janeiro. Créditos: Anuj/Pexels

A Secretaria de Saúde de Paverama, por meio das Agentes de Endemias, divulgou os resultados do 1º Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti (LIRAa) do ano. A ação foi realizada entre os dias 16 e 20 de janeiro e consistiu na coleta rápida, por amostragem, de recipientes com larvas do mosquito em imóveis da cidade para identificar as áreas com maior proporção/ocorrência de focos e os criadouros predominantes.

Foram encontradas seis larvas e duas pupas do Aedes aegypti no Centro, dentro de uma caixa de coleta de água da chuva, e oito larvas e uma pupa em um balde no Morro Bonito.

Entenda

Nas vistorias, as Agentes de Endemias e de Saúde buscaram focos do mosquito Aedes aegypti em locais e objetos que podem acumular água. Depois, esses dados foram analisados em laboratório e tabulados, permitindo calcular o Índice de Infestação Vetorial Predial (IIVP). Com o LIRAa, também é possível identificar quais são os criadouros mais comuns do mosquito, bem como as regiões e bairros com maior infestação.

As Agentes de Endemias reforçam o pedido para que os munícipes tampem bem coloquem tela sombrite nos suspiros das caixas d’água. Outras medidas são a verificação frequente de vasos, frascos, garrafas e demais materiais, evitando que a água se acumule.

O Aedes aegypti é o mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya, Zica Vírus e Febre Amarela. No dia 23 de janeiro, o Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) emitiu um comunicado de risco sobre a proliferação do mosquito.

Sair da versão mobile