Agentes de endemias e saúde realizam primeiro LIRA de 2023 em Paverama

387
Crédito: Divulgação

Foi realizado nesta semana o primeiro Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes Aegypti (LIRAa) do ano de 2023, da Secretaria de Saúde de Paverama. O trabalho foi realizado pelas agentes de endemias, Neusa Bourscheidt e Camila Quadros, acompanhadas das agentes de Saúde, Maria Isabel Pacheco Koppe e Simone de Lima Cunha.

Elas percorreram a área urbana do município, visitando os moradores e identificando as áreas da cidade com maior proporção de ocorrência de focos do mosquito ou criadouros predominantes.

Na ocasião, foram coletadas amostras de larvas em cinco bairros da área urbana do município (Centro, Morro Bonito, Cidade Baixa, Posses e Fazenda São José). As mesmas serão encaminhadas para a 16ª Coordenadoria Regional de Saúde onde serão encaminhadas para o LACEN, para ser identificado qual o tipo de larva de mosquito que foi encontrada.

Com este trabalho de campo, as equipes vistoriaram as residências, verificando a existência de locais com água parada e também orientando as famílias. As agentes comentaram que foram poucos os locais onde foi encontrada água parada, em função da pouca precipitação de chuvas das últimas semanas, mas mesmo assim, a situação requer atenção.

A Administração orienta os moradores a limparem suas piscinas periodicamente para evitar o surgimento de larvas e, consequentemente, mosquitos, podendo ou não ser o Aedes Aegypti (transmissor da Dengue e outras doenças).

Denúncias de locais com água parada, ou lixo acumulado que pode ocasionar a proliferação de mosquitos, podem ser realizadas diretamente na Prefeitura de Paverama, com a abertura de um protocolo. A Vigilância Sanitária e as agentes de endemias estarão aptas a vistoriar os locais. Mais informações pelo 3761 1044.

- publicidade -