Ícone do site Folha Popular

Projeto Teutônia Cultural é oficialmente lançado

Professores ministram as 28 oficinas oferecidas no projeto. Créditos: Camille Lenz da Silva

Após meio ano de atividades, foi lançado oficialmente nesta sexta-feira (10/3) o projeto Teutônia Cultural. A iniciativa do Governo Municipal tem o intuito de incentivar a cultura e proporcionar atividades para todos os públicos, desde crianças a idosos, com 28 opções de oficinas. O valor anual do projeto será de R$ 602.807,04, além da compra de instrumentos musicais.

Na ocasião, foram apresentados os professores das oficinas, anunciada a reformulação do Conselho Municipal de Cultura e lançada a nova denominação da Orquestra Jovem, que passará a ser chamada de Orquestra Henrique Üebel, em homenagem ao legado cultural deixado pelo músico, mais conhecido como Homem Orquestra.

Na oportunidade, a subsecretária de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer, Glaci Dickel, assumiu oficialmente a chefia da pasta. Ela agradeceu o apoio de toda a equipe, da vice-prefeita Aline Röhrig Kohl e do prefeito Celso Aloísio Forneck. “Se não trabalharmos em conjunto, não temos resultado. Foi uma trajetória longa de um ano e meio de trabalho, mas valeu a pena. Sei que temos uma equipe muito boa, com professores, em sua maioria, graduados, e que tenho certeza que acrescentarão muito para o Município”, enaltece.

Secretária Glaci Dickel se emocionou ao relatar a trajetória do projeto. Créditos: Camille Lenz da Silva

Para Forneck, quando o projeto é lançado, parece que o processo foi simples. “Mas tivemos muito cuidado para fazer todo ele dentro da legalidade, para que pudesse ser duradouro. Como professor de Ensinos Sociais, me sinto muito honrado por poder implementar esse projeto tão grande. Tenho convicção de que a cultura muda as pessoas, afirma o caráter e as torna mais sociáveis. Desejo que os professores tenham muito sucesso e que os alunos de hoje possam, no futuro, dar aulas neste mesmo projeto”, ressalta.

Prefeito de Teutônia enalteceu o trabalho realizado pela equipe. Créditos: Camille Lenz da Silva

Alteração nominal

A lei 5947/2023, que institui a Orquestra Henrique Üebel, foi aprovada em 7 de março pelos vereadores teutonienses. A Orquestra tem como objetivo difundir a arte musical, incentivar o músico pré-profissional, estimular o seu desenvolvimento e diversificar a sua formação, facilitar o acesso e proporcionar que crianças, jovens, adultos e idosos participem da atividade.

O grupo realizará apresentações em eventos públicos e privados e ofertará cursos e participações artísticas em espetáculos, gravações audiovisuais, entre outras ações. O maestro será o professor Lucas Eduardo Grave.

O neto do Homem Orquestra, Airton Üebel, participou da cerimônia de lançamento. “Em 2010 criei o Instituto Henrique Üebel, e desde então é a primeira vez que sinto algo diferente acontecendo na cultura de Teutônia. Acredito muito neste projeto, tanto é que aceitei participar dele. Parabéns a todos que se empenharam, estou muito orgulhoso. É um projeto grandioso e um diferencial para Teutônia”, ressalta.

Neto do Homem Orquestra, Airton Üebel, agradeceu a homenagem. Créditos: Camille Lenz da Silva

Reformulação

Também na oportunidade foi anunciada a reformulação do Conselho Municipal de Cultura de Teutônia. Os novos representantes serão os responsáveis por pensar em estratégias e políticas públicas voltadas à área cultural do município.

Novos conselheiros municipais de Cultura foram apresentados. Créditos: Camille Lenz da Silva

Desta forma, os membros titulares são: Claudia Cristina Röhrig, Lucas Josué Wickert, Leandra Gomes Gonçalves, Glaci Kunzler Dickel, César Klein, Carlos Agmar Peixoto, Nalva Stum, Fernando Mariga, Júlia Renata Dörr, Bruno Ruschel, Lucas Eduardo Grave, Arlete Becker Delwing Campos, Rosita Schneider e Nelsi Maria Mieth.

Oficinas

O Teutônia cultural busca atender estudantes da rede escolar da cidade e munícipes em geral. As oficinas são ministradas nos educandários no contraturno escolar, em salas disponibilizadas pelas comunidades ou locadas pelo Município.

Por meio do projeto são ofertadas as oficinas de violino, violoncelo, flauta transversal, flauta soprano, clarinete, saxofone, trompete, trombone, teclado, acordeon, violão, guitarra, baixo elétrico, bateria, teatro e cinema, danças alemãs, Coral Municipal de Teutônia, Coral Municipal Anos Dourados, Coral Municipal Infantojuvenil e Orquestra Jovem.

Os interessados em participar podem entrar em contato com a equipe da Secretaria de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer, na sala 17 do Centro Administrativo, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h, ou através do telefone 3762-7700, ramal 188. Confira as opções:

Oficinas instrumentais

Oficinas culturais

Oficinas artísticas

Sair da versão mobile