A Receita Federal liberou o sistema para declaração do Imposto de Renda no dia 15 de março, e como forma de contribuir para o custeio de projetos sociais, os contribuintes estrelenses podem destinar parte dos recursos pagos para os cofres municipais. Para isso, o indivíduo deve optar pela declaração completa, assim, poderá direcionar até 3% do valor e colaborar para o direito do idoso, da criança e do adolescente.
Para o ano base de 2022, a Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz) prevê o recolhimento de R$ 120 mil para o Fundo da Criança e do Adolescente e R$ 80 mil ao Fundo do Idoso.
Como foi ampliado o prazo para a declaração do Imposto de Renda até 31 de maio, a pasta promove a campanha para a destinação de uma parcela do imposto para os dois fundos. “São entidades do município que fazem um trabalho com credibilidade e muito valorizado, e agora estamos buscando aprovar no Legislativo uma lei que amplia essa campanha para essas entidades sociais, assim como foi ampliado o prazo do Imposto de Renda”, fala o secretário da Fazenda de Estrela, Felipe Diehl.
A diretora da Secretaria, Natalie Sesti Lopes, esclarece que, para a destinação do valor aos fundos, o contribuinte não paga nenhum centavo a mais, apenas o que muda é a finalidade da parcela. “Nós temos um grande potencial de arrecadação, e esse dinheiro vai direto para os fundos, os quais repassam o valor para as entidades. Portanto, nada passa pelo Executivo quando é feita essa opção pelo contribuinte, e este não precisa pagar absolutamente nada a mais com essa destinação”, pontua.