Ícone do site Folha Popular

Cras Casa da Cidadania de Estrela convida para o Dia da Família

Créditos: Sedeh / Governo de Estrela

O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Casa da Cidadania, localizado no Bairro Moinhos, em Estrela, organiza uma programação especial para o sábado (3/6). Usuários do serviço, familiares, profissionais e visitantes estão convidados a participar do Dia da Família, agendado para ocorrer das 14h às 16h30.

O evento, que tem por objetivo promover uma integração entre todos os envolvidos com o espaço e a comunidade em geral, terá diversificada programação, com direito a apresentações e brinquedos infláveis.

Uma das atrações será a inauguração da nova pintura de fachada, realizada pela artista estrelense Luísa Born, que faz parte de um processo de valorização do espaço local.

A titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação (Sedeh), Renata Cherini, reforça o motivo do evento. “O Dia da Família pretende levar a todos os envolvidos e àqueles que buscam mais informações uma amostra dos serviços prestados pela equipe, bem como compartilhar com a comunidade as vivências dos grupos de crianças, adolescentes, idosos, pessoas com deficiência, mulheres, grupos de música e artesanato”, frisa.

Atrações

Dentro da programação haverá apresentação do grupo de música intitulado Grupo da Felicidade. O Grupo da Família, composto por pessoas com deficiência, apresentará uma coreografia especial. O Grupo de Mulheres fará uma exposição de arte chamada “A Arte de ser mulher”.

Já o Grupo dos Adolescentes entregará as lembranças confeccionadas por eles aos visitantes no evento. Por sua vez, a equipe do Cras irá promover a ação “Dinâmica dos afetos”, que consiste em uma série de atividades cujas famílias desenvolverão com seus membros. Serão oferecidos cachorros-quentes para a população.

Cores

Além disso, os usuários, profissionais e visitantes contarão com uma nova visão do Centro. A renovação visual do prédio, realizada voluntariamente pela artista Luisa Born em parceria com Henrique Nunes Lopes será inaugurada no dia do evento.

Inicialmente, foi a fachada externa do prédio que recebeu o trabalho da artista estrelense, que teve participação na pintura dos silos do Porto de Estrela e de painéis do prédio da Polar.

A inspiração para o tema visou a contemplar um retrato da comunidade, suas famílias e membros, trazendo nas cores a alegria da vida. “Nossa inspiração foi baseada na brasilidade e em tornar o Cras um lugar que seja visto de longe. A escolha por cores fortes se dá porque elas contrastam, no meio de todos, a arquitetura, e também pela escolha da vivacidade”, explica a artista.

“A Casa da Cidadania é um lugar de acolhimento, mas também é onde as crianças e as pessoas que vão para lá se sentem bem e felizes. A escolha das formas mostra que queremos abraçar todos os tipos de pessoas, independentemente de cores, raças e crenças. O que importa nessa arte é a interação entre elas e como isso se torna algo bom e feliz em um todo”, sinaliza Luisa. Futuramente, espaços internos do prédio também ganharão novas cores.

Crédito: Sedeh/Governo de Estrela

Cras

O Cras é um serviço que executa um trabalho social voltado às famílias do território onde atua, e tem como objetivo principal prevenir situações de risco e de vulnerabilidade social.

“Isto se dá através do fortalecimento de relações familiares e comunitárias, promovidos por um acompanhamento social, de convivência e fortalecimento de vínculos, que é o que objetivamos com o Dia da Família”, frisa a diretora da Sedeh, Tatiana Oliveira.

Em caso de chuva, o evento será transferido para uma data futura.

Sair da versão mobile