Ícone do site Folha Popular

“As pessoas não esperavam que chegasse aqui”, diz prefeito de Bom Retiro do Sul

Interior foi bem afetado em Bom Retiro do Sul / Crédito: Marcos Vinícius Bilhar

O município de Bom Retiro do Sul está às margens do Rio Taquari e também sofreu com a enchente no Rio Taquari. O prefeito Edmilson Busatto concedeu entrevista à Rádio Popular na manhã desta sexta-feira (8/9) e atualizou a situação do município.

A gestão da prefeitura foi deslocada para a Secretaria de Saúde, no centro da cidade. “Fica inviável chegar na prefeitura, pois algumas ruas estão alagadas. Agora, as coisas vão voltando ao normal, as ruas no centro da cidade estão ficando limpas. Aqui na Secretaria de Saúde foram chegando muitos donativos. A primeira coisa que fizemos, com a chegada da água, foi fazer o resgate das pessoas. Todos os lados foram atingidos. O trabalho segue com alimentação, retorno às residências e auxílio no que foi perdido”, explica.

Busatto destacou que as pessoas relataram surpresa em relação ao nível da água. “Elas não esperavam que chegassem aqui. Nossa região precisa de precisão nas medições para avisar as pessoas com antecedência. Quando se falava 27 metros em Estrela, as pessoas falavam que não chegaria em suas casas, mas chegou muito rápido. Fizemos levantamentos de prejuízos e alguns chegam aos R$ 2 milhões. Tivemos muitas mortes de animais”.

A Administração de Bom Retiro do Sul levará alimentação às famílias até domingo. “Temos voluntários, mas estamos aceitando mais pessoas que gostariam de vir ajudar a preparar as refeições e levar as doações recebidas até as famílias. Teremos um custo elevado para reconstruir algumas coisas e destinar esses móveis danificados”, explica.

Busatto ainda ressaltou a importância de conseguir números exatos e repassar às defesas civis e governos estaduais e federais. “Esses recursos chegam até o Município a partir de levantamentos. A documentação está pronta, só falta anexar essa contagem: residências, famílias e pessoas atingidas”.

Sair da versão mobile