Ícone do site Folha Popular

Vereadores de Taquari se reúnem para sessão na comunidade Passo da Aldeia

Crédito: Marcos Vinícius Bilhar

A comunidade do Passo da Aldeia recebeu na terça-feira (3/10) a sessão da Câmara de Vereadores de Taquari, dentro do projeto Câmara nas Comunidades. Os moradores tiveram a oportunidade de se manifestar, e os vereadores ouviram atentamente suas reivindicações. Esses assuntos serão levados ao Executivo taquariense e avaliados.

Na oportunidade, Maria do Carmo (PDT), parabenizou a administração pelas ruas que estão sendo restauradas na cidade. Segunda a vereadora, essas obras oferecem ruas mais seguras e acessíveis aos moradores.

Ana Paula Arnt (PT) destacou a importância da campanha do Outubro Rosa. Segundo ela, a luta contra o câncer de mama é diária, e estima-se que mais de 73 mil casos serão diagnosticados em 3 anos, sendo o câncer de mama o mais comum em todo o mundo. As regiões sul e sudeste são as maiores incidências. “A prevenção e o diagnóstico precoce oferecem um alto índice de cura”, afirma.

Aldo Gregory (Progressistas) também reiterou a importância de discutir os temas do Outubro Rosa. O diagnóstico cedo, possibilita um alto índice de cura, salientou o edil. Gregory também falou das contas do município, através de audiências da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) que deverá ser apresentada em breve aos vereadores.

Também lembrou os 80 anos do Hospital São José, comemorados no mesmo dia da sessão. Gregory ainda lembrou a eleição do Conselho Tutelar na cidade, além de destacar o trabalho das funcionárias da biblioteca pública municipal.

Vânius Nogueira (PDT)  agradeceu aos prefeitos que passaram pela luta de manter o hospital. “Na hora da dor e do socorro, o hospital está ali” salientou. Ele lembrou a importância da participação da associação de moradores na sessão. O vereador também destacou a isenção de impostos a famílias com rendimento de até dois salários-mínimos. Também pediu que os servidores públicos sejam valorizados pelo trabalho que realizam.

Leandro Mariante (PT) agradeceu a colaboração da comunidade na sessão. Também parabenizou os conselheiros tutelares eleitos no domingo, e se colocou à disposição deles para auxiliar junto à comunidade. Segundo o presidente da casa, “nunca se falou tanto em cuidar de crianças como nesse momento”.

Sobre o Outubro Rosa, o vereador reforçou a importância da prevenção do diagnóstico precoce para o tratamento dos casos de câncer. Sobre o governo federal, Mariante destacou o trabalho de Maneco Hassen, que está com escritório em Lajeado.

Sobre a comunidade do Passo da Aldeia, o edil salientou a escola de turno integral do bairro, que atende 180 alunos, servindo cinco refeições por dia. No final, lembrou também os 80 anos do Hospital São José, mencionando o trabalho do ex-prefeito Ivo Lautert na aquisição da casa saúde e o momento atual, com as obras para a futura UTI.

Sergio Pereira (PDT) esclareceu que as demandas dos vereadores na sessão na comunidade são encaminhadas ao governo municipal. Segundo o vereador, “não é favor do vereador ouvir a comunidade para melhorar o dia a dia. As pessoas apostaram na gente e temos que responder à altura”.

Luciano Maria (PT) também lembrou do mês de prevenção ao câncer e os 80 anos do Hospital e que ele e outros vereadores participaram da comemoração. Os vereadores de Taquari se voltarão a se reunir na terça (10/10) na sede do Legislativo.

Um projeto de decreto legislativo aprovado

Na sessão da Câmara de Taquari da terça-feira (3/10), um projeto de lei do Executivo e um projeto de Decreto Legislativo deram entrada na Casa. Confira:

Projeto que deu entrada

Projeto de Lei nº 5.772/23, do Executivo, que “dispõe sobre as diretrizes orçamentárias para o exercício financeiro de 2024”.

Projeto em votação

Projeto de Decreto Legislativo nº 5.767/23, da Comissão de Orçamento e Finanças, que “Aprova a prestação de contas do Prefeito Municipal de Taquari, referente ao exercício de 2020” (Prefeito Maneco).

Aprovados com ausência de: Felipe Reis e Ademir Fagundes.

Sair da versão mobile