Chuva, umidade e frio formam o “prato perfeito” para a disseminação de vírus causadores de doenças respiratórias. Manter ambientes ventilados e mãos constantemente higienizadas são ações fundamentais neste período. Mas além de evitar o contato, é preciso fortalecer o sistema imunológico. Aderir à vacinação é a melhor maneira de assegurar a prevenção contra as formas mais graves de doenças.
Iniciada em 25 de março, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, imunizou, até o momento, cerca de 22% da população teutoniense enquadrada em algum grupo de risco – como o de trabalhadores da saúde, professores, idosos, gestantes e pessoas com deficiência crônica.
Com o intuito de expandir a rede de proteção, o Ministério da Saúde determinou ampliação do público-alvo da campanha ainda na primeira quinzena de maio. Desde o dia 10, toda a população com idade acima de 06 meses passou a ser imunizada contra o vírus Influenza.
Para facilitar o acesso à vacinação, neste sábado, dia 18 de maio, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) com sala de vacina (CAS, Esf 2, Languiru, Boa vista, Alesgut e Teutônia) estarão abertas entre 8h e 12h. Além da imunização contra a gripe, os teutonienses poderão realizar vacinas do calendário básico – é preciso apenas apresentar documento de identidade e caderneta de vacinação.
A Coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Rosângela de Souza Schussler, reforça a importância da imunização. “A prevenção é nossa maior aliada. Com a vacinação reduzimos a circulação do vírus e consequentemente o número de complicações, casos graves e óbitos causados pela Influenza. É fundamental que a comunidade busque pela vacina: quanto mais expandirmos nossa rede de imunização, mais efetivamente protegeremos nossa população”, afirma.