Ícone do site Folha Popular

Sinal 5G deve ser ampliado nas capitais brasileiras

Crédito: Unsplash

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) prevê ampliar a quantidade de antenas 5G em todas as capitais do Brasil para ter, no mínimo, um equipamento a cada 30 mil habitantes, até o final do mês.

Há dois anos no Brasil, a tecnologia tem sistemas implantados em mais de 800 cidades e com sinal ativo em pelo menos 589 municípios, com cobertura média de 45%. Segundo a Anatel, cerca de 28 milhões de brasileiros têm celulares que permitem conexão à internet 5G.

Até o final de 2029, a Anatel quer que todas as cidades tenham o sinal funcionando. A expectativa é de que a cobertura atinja 84% da população até 2023. A medida busca facilitar a inclusão digital e o acesso a serviços avançados, estimulando o crescimento econômico sustentável e a inovação em diversos setores.

A adoção do 5G pode adicionar, aproximadamente, 0,50% ao Produto Interno Bruto (PIB) do País anualmente, o que representa um valor de cerca de USD 41 bilhões de dólares até 2030, segundo estimativas do World Bank.

O acréscimo se dá ao aumento da produtividade, inovação tecnológica e novas oportunidades de negócios que devem vir com a tecnologia, principalmente em setores como manufatura, agricultura, saúde e transporte.

Sair da versão mobile