Ícone do site Folha Popular

Produção de 500 casas provisórias é iniciada em Ivoti

Crédito: Divulgação

A empresa Visia Construção Modular, de Ivoti, iniciou a produção de 500 casas provisórias que serão destinadas pelo governo do estado para as famílias que perderam seus lares nas enchentes de maio. As casas são produzidas em uma linha de montagem, por etapas e de forma padronizada.

No modelo de fabricação em série, o protótipo desenvolvido reproduz o mesmo modelo em todas as unidades, os funcionários são distribuídos em diferentes estações de trabalho. Com isso, as peças tomam forma até serem concluídas. Ao final elas podem ser transportadas para os locais onde serão instaladas..

As casas medem 27m² e contam com um dormitório, banheiro e sala com cozinha conjugada. As paredes são feitas com estrutura metálica e elementos de resistência. O mesmo modo de fabricação é empregado pela empresa na construção modular de presídios, escolas, creches e hospitais.

Após o transporte, para instalar a casa em um terreno, é necessário apenas colocar as sapatas (fundações) e fazer as conexões da rede de água, esgoto e energia elétrica. As unidades serão entregues com mobiliário feito sob medida e eletrodomésticos, contendo: chuveiro, luminárias, camas, beliches, mesa com cadeiras, fogão e geladeira.

“A casa tem o que há de melhor em termos de tecnologia. A estrutura é de aço galvanizado e as paredes externas de concreto especial, com fibras de vidro importadas. As esquadrias são de alumínio e o piso vinílico. É resistente e auto lavável, sem necessidade de pintar e fazer manutenção. Por dentro das paredes, colocamos uma manta, que proporciona conforto térmico e acústico”, explica o CEO da empresa, Alexandre Soares.

A medida integra o Plano Estadual de Habitação de Interesse Social, como política permanente para atuação em casos de emergências, calamidades e desastres.

O governo do Estado está investindo cerca de R$ 66,7 milhões no projeto. Além disso, são aportados R$ 56,4 milhões na construção de casas definitivas.

Sair da versão mobile