Ícone do site Folha Popular

Rua Fernando Ferrari será liberada na sexta-feira em Teutônia

Crédito: Ariana de Oliveira

O bloqueio na Rua Fernando Ferrari, no Bairro Languiru, em Teutônia, está prestes a completar 2 meses. A interdição foi feita para a realização de obras de manutenção da via, devido a um afundamento da pista de rolamento em uma das laterais da galeria pluvial. O bloqueio, em ambos sentidos, é localizado entre a Avenida 1 Leste e a Avenida 2 Leste, imediações do CTG Rincão das Coxilhas. Os munícipes consideram que a obra não demandaria tanto tempo para ser concluída e enfrentam transtornos na locomoção, tanto de automóveis como o transporte coletivo.

A moradora do Centro Administrativo, Ivanir Schwambach, não dirige. Porém, a interdição da via afeta o itinerário do ônibus que utiliza para chegar ao Bairro Teutônia, onde trabalha. Seu companheiro também enfrenta transtornos com a interrupção da rua.

“Para pegar a avenida, a gente tem que fazer um desvio maior. Eu acho muito ruim, isso acontece com muitos motoristas, o ônibus também. É um absurdo ainda não estar liberada, tomar tanto tempo para uma coisa mínima aparentemente”, explica a moradora.

A vendedora Ana Carolina Hackmann diz que a rotina também é modificada, sobretudo por ter que buscar a sua filha na creche, perdendo tempo. “Dificulta a minha passagem, ainda não acostumei, eu tenho que fazer um belo retorno”, salienta.

A Folha Popular trouxe, na edição de 13 de julho, a manifestação do sub-secretário de Planejmento, Mobilidade Urbana e Segurança Pública (Seplan), o engenheiro Alexandre Etgeton. Naquele momento, Etgeton explicou que havia necessidade de abertura do pavimento para ter a real situação da via, e para isso ainda eram aguardadas máquinas, mobilizadas na recuperação de estradas do interior.

A reportagem do Grupo Popular acionou o secretário de Obras, Rogério Hauschild, o “Cuia”, para entender o motivo de um bloqueio tão duradouro. Ele explica que a concretagem do trecho foi realizada e, para garantir a segurança da via, 21 dias são necessários para a cura do concreto.

A Rua Fernando Ferrari tem intenso fluxo de veículos pesados e de carga. Desta forma, liberação da via deve acontecer na próxima sexta-feira (16/8), após o período estipulado para a sedimentação do concreto, promete o secretário de obras.

Sair da versão mobile