Na manhã de quarta-feira (2/10), os Bombeiros Voluntários de Imigrante e Colinas – Imicol foram contemplados com duas embarcações pelo Instituto Cultural Floresta, de Porto Alegre. Foram entregues um barco de alumínio de 6 metros e um bote de resgate, ambos com motores.
A doação soma-se à estrutura de resgate dos bombeiros, que também recebeu uma embarcação da ONG Humus. A doação foi indicada pela senhora Maristela, uma parceira da entidade, e teve a colaboração da Prefeitura e Defesa Civil Municipal.
A comandante do Imicol, Caroline Hauschild, agradeceu aos responsáveis pela entrega e ressaltou: “Estamos bem equipados”. Conta que, desde a enchente de 2020, a guarnição notava a necessidade de adquirir embarcações de resgate, mas o custo de um kit (embarcação mais motor) é alto – cerca de R$ 40 mil.
“Então nos preparamos como era possível. Nos especializamos, todos realizaram cursos de salvamento em águas rápidas em Santa Catarina. Estamos crescendo cada vez mais em número de atendimentos; não passa um dia sem alguma ocorrência”, afirma.
Para Caroline, a entrega do bote inflável é relevante pelas condições de segurança. “Se virar, é só desvirar e segue o resgate, coisa que não funcionaria com a embarcação de alumínio”, conta.
A contribuição do Instituto Floresta se soma à entrega recente de outra embarcação por parte da ONG Humus Brasil, bem como coletes salva vidas para a guarnição e outros 15 para vítimas, além de motosserra e outros equipamentos.
Aliado a isso está a finalização do quartel, que deve estar em funcionamento ainda em dezembro, e a construção de novo caminhão de combate a incêndio de 9 mil litros de água. “Poderemos dar suporte sem medo de ficar sem água ou da ajuda demorar a chegar”, enaltece a comandante.
As embarcações serão fundamentais nos atendimentos e estão de prontidão para suporte às comunidades por meio dos Bombeiros Voluntários e Defesa Civil Municipal, através do termo de parceria mútua com o poder público municipal. Caroline enaltece: “Sempre que a comunidade abraça os bombeiros, as coisas andam”
Instituto Cultural Floresta
O Instituto realiza ações de solidariedade e apoio à segurança pública no Rio Grande do Sul desde 2016. Além das embarcações e veículos, a entidade entregou móveis para 500 servidores da segurança pública atingidos pela enchente no estado.
A organização ainda promove uma campanha de arrecadação de valores para a reconstrução do Rio Grande do Sul. A quantia é destinada à aquisição e distribuição de cestas básicas, fornecimento de kits de higiene e apoio direto na reconstrução das áreas mais afetadas, como Imigrante e Colinas.
As doações devem ser feitas pelo PIX 27.631.481/0001-90 ou pelas plataformas Stripe, Doare e PayPal, disponíveis no site da entidade.