Ícone do site Folha Popular

Espaço Mais Cultura recebe 2° Encontro de Terno de Reis em Bom Retiro do Sul

O evento ocorreu na noite da quinta-feira no Espaço Mais Cultura / Crédito: Divulgação

Resgatar e incentivar a cultura dos Ternos de Reis no município. Este é o objetivo do Conselho Municipal de Cultura ao promover o 2° Encontro de Terno de Reis em Bom Retiro do Sul, na noite desta quinta-feira, 2.

Clarisse Gravina Dorensbach, presidente do conselho, afirma que Bom Retiro do Sul tem quatro grupos de Terno de Reis em atividade. O Sagrada Família, que é alinhado e se formou a partir da Igreja Católica. Gaudério e Gauderinho e Amigos, da comunidade do Faxinal. O grupo do Clube de Mães Vó Elvira, do bairro São Jorge. E o Terno de Reis Amizade de São João, o mais antigo do município, fundado em 1972 por Jorge Gauer.

Celso Gauer, membro do grupo Sagrada Família, maestro no município e também organizador do encontro, diz que é motivo de satisfação ver o evento ser prestigiado pelos bom-retirenses. “Fico feliz em ver pessoas mais jovens participando da folia de Reis”, coloca Celso.

O maestro diz que os grupos de ternos de Reis surgiram com a ideia de passar de casa em casa cantando e anunciando o nascimento de Jesus.

Coordenador da Cultura de Bom Retiro do Sul, Denilson de Oliveira, diz que o município, junto do Conselho da Cultura, vai incentivar o evento e os grupos que cultivam a folia de Reis. “Vamos incluir as apresentações dos grupos no calendário de eventos da cidade, e dar o aporte necessário para ampliarmos esses encontros. Precisamos estimular, ainda mais, a cultura dos ternos passarem de geração a geração”, finaliza.

Sair da versão mobile