Ícone do site Folha Popular

Pescadores de Taquari recebem caixas térmicas pelo Projeto Refrigerar

Crédito: Divulgação

O Projeto de Atenção e Prevenção à Saúde do Pescador Artesanal – Refrigerar, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), tem como objetivo melhorar a qualidade de vida dos pescadores artesanais, garantindo o armazenamento e transporte seguro do pescado. Para isso, o projeto distribui caixas isotérmicas de 75 litros às famílias de pescadores do Estado, preservando a qualidade do produto até a comercialização e consumo.

Em Taquari, trinta pescadores foram beneficiados com a entrega das caixas térmicas em um evento realizado na segunda-feira (03/02), na propriedade de Egídio Brandt. A cerimônia contou com a presença dos pescadores e seus familiares, além de representantes da SDR, Emater/RS-Ascar e Sicredi. Durante o encontro, o extensionista Martin Schmachtenberg, da Emater/RS-Ascar, ministrou uma palestra sobre Boas Práticas na Conservação do Pescado, destacando a importância da higiene em todas as etapas da pesca até a venda, além do uso adequado das caixas térmicas e da aplicação correta do gelo para prolongar a conservação.

Para Egídio Brandt, presidente da Colônia de Pescadores e Aquicultores Vale do Taquari – Z32, a iniciativa contribui para a sustentabilidade da atividade e melhora as condições de transporte. “Muitos pescadores já possuem caixas de isopor, mas elas podem estar danificadas. Essa entrega faz a diferença, principalmente diante dos desafios climáticos e regulatórios que enfrentamos”, comentou.

A entrega oficial foi conduzida pelo chefe da Divisão de Pesca e Aquicultura da SDR, Marlon Arenhardt, acompanhado do sociólogo Gustavo Kwiatkowski e da extensionista Ana Cláudia Desconsi. Arenhardt ressaltou que mais de 600 pescadores de 20 municípios já foram beneficiados pelo projeto e destacou a importância de ouvir as demandas do setor para aprimorar políticas públicas como essa.

Sair da versão mobile