O Campeonato Municipal de Bom Retiro do Sul – Sicredi – foi lançado na noite desta quarta-feira (26/2), no plenário da Câmara de Vereadores. Cinco clubes estão inscritos para jogar a competição, apenas na categoria Titulares. Serão dois jogos por domingo, em uma praça esportiva. A disputa será do troféu rotativo “Alzemiro Borges dos Santos”.
A disputa inicia domingo (2/3), com jogos no Estádio do Rochedo. Às 14h, Lesionados e Limitados se enfrentam na abertura da competição. Às 16h, o anfitrião Aecosajo enfrenta o Grêmio. A folga será do Bragantino. Os clubes se enfrentam em turno e returno, totalizando 8 jogos na fase classificatória. Os quatro melhores avançam às semifinais, com jogos de ida e volta. A projeção das finais está para 15 e 22 de junho.
O coordenador de arbitragem, Émerson Gaspar “Tigrão”, destacou a valorização dos atletas da casa, pois cada clube poderá inscrever sete de fora e apenas três podem jogar por partida. Uma das novidades é a escolha do craque do jogo, que será premiado. Na disciplina, o atleta que receber cartão amarelo pagará 2 Kg de alimentos e se for punido com cartão vermelho pagará 4 Kg de alimentos. Os donativos angariados serão doados a entidades.
O prefeito Celso Pazuch lembrou do Itinho à frente do esporte. “Fez muito. Todas homenagens são poucas pelo muito que fez”, disse. Elogiou o apoio do Sicredi para patrocinar o campeonato municipal. “Apenas cinco equipes, mas dando oportunidade aos nossos atletas de jogarem. Quero fazer campeonato para dar oportunidade a todos atletas. Ano a ano, mais jovens e atletas de Bom Retiro estejam inseridos nos clubes. Trazer mais clubes, como Floriano, Rudibar e mais equipes que se formarem. E podem estar em várias modalidades previstas para o ano”, aponta.
Pazuch lembrou da disputa esportiva e pediu às direções “ter a convicção de participar de um jogo de futebol. Muitas vezes aconteceram atos que nos envergonharam. E espero que não aconteça. Somente não acontecendo, vamos incentivar para o próximo campeonato e modalidades. Faremos um campeonato que ficará marcado na história de Bom Retiro do Sul“.
O vice-prefeito Astor Ely falou da dedicação de todos os secretários em suas áreas. “Estamos abertos ao esporte. Faremos um belo campeonato, dar condições para as equipes jogarem. Se houver dúvidas ou carência, procurem para conversarem”, aponta.
“Temos que incentivar e parabenizar pela valorização dos atletas locais para estimular que o povo vá lá, porque o futebol é saúde. E teremos mais atividades esportivas”, destacou o presidente do Legislativo, Fábio Porto Martins.
O ex-dirigente Luiz Antônio Gasparetto “Itinho” pediu apoio especial ao “Tigrão” como um “rapaz de boas ideias e com todo gás para contribuir com o esporte de Bom Retiro”, salienta. A representante do Sicredi manifestou a relevância da cooperativa estar presente neste evento esportivo.
Clubes participantes
Grêmio da Beira do Rio
Bragantino do Faxinal do Silva Jorge
Lesionados (mandará seus jogos no Rudibar)
Limitados (sediará seus jogos na Alleanza)
Aecosajo do Bairro Goiabeira
Palestra de dois ícones da arbitragem
Jair Roberto Welter “Pivi” manifestou a satisfação de poder retornar a trabalhar no campeonato de Bom Retiro do Sul, com compromisso aumentado. Também apresentou os palestrantes Altemir Haussmann (ex-assistente da Fifa) e Fabrício Neves Corrêa (ex-árbitro da CBF e árbitro do primeiro Gre-Nal na Arena). Eles palestraram para destacar a responsabilidade dos dirigentes, técnicos e atletas para fazer bons jogos e campeonato.
“O valor está na forma como vocês conduziram as equipes para chegar ao título, porque o troféu é de plástico e a medalha”, salienta Altemir. “Estou aqui porque gosto do campo, do futebol. É muito sério para mim. Tenho muito prazer trabalhando no futebol. Quero apitar muito futebol. Agradeço ao futebol porque o livro de regras me deu palavras e frases em inglês e espanhol. O futebol é falado: eu vou até o final, tu eu não sei”, disse Fabrício.