Ícone do site Folha Popular

Dia Estadual do Peixe será durante a AquiBom em Bom Retiro do Sul

Recanto Paraíso, em Bom Retiro do Sul, sediará a AquiBom e o Dia Estadual do Peixe / Crédito: Alefer Dias - Divulgação

O Estado confirmou, na segunda-feira (7/7), que o Dia Estadual do Peixe de 2025 será em Bom Retiro do Sul, durante a realização da 1ª Feira Estadual de Aquicultura (AquiBom). A tentativa de buscar esta consolidação vem desde o lançamento da AquiBom, no dia 18 de dezembro do ano passado.

Para o organizador, Mauro Luciano Hauschild, a conquista do Dia Estadual do Peixe qualifica ainda mais a feira. “Acredito que a AquiBom ganha mais um elemento fundamental para a consecução de seu propósito. Por outro lado, mostra que a feira se apresenta como um evento com reconhecimento pela Emater e pelo Estado para ser o centro dos debates que ocorrem no Dia Estadual do Peixe. Todos ganham, principalmente o setor produtivo”, revela.

A intenção é começar as tratativas com a Emater na próxima semana para aperfeiçoar as atividades. “Reunirá os seus técnicos e produtores de todo estado, prefeitos, vices, secretários municipais num evento para discutir diversos temas relacionados à piscicultura. Aumentará o público, aprofundará o debate e proporcionará elaborar projetos e propostas para o fortalecimento e alavancagem do setor”, acrescenta Mauro.

O extensionista rural e zootecnista da Emater/RS-Ascar, João Alfredo de Oliveira Sampaio, é especializado em Piscicultura e deverá ser um dos organizadores da programação voltada ao Dia Estadual do Peixe.

A 1ª AquiBom será de 7 a 9 de novembro, no Recanto Novo Paraíso, em Sanga Funda, Bom Retiro do Sul. Haverá exposição de produtos e serviços, experiências de campo, palestras, atrações culturais, show nacional e um jantar com pratos de peixe.

AquiBom

A feira nasce com o propósito de reunir produtores, empreendedores, pesquisadores e entusiastas da aquicultura em um evento inédito no estado. É oportunidade única para divulgar produtos, estabelecer conexões comerciais, compartilhar conhecimentos e impulsionar o setor aquícola no Rio Grande do Sul.

“Precisamos fomentar o consumo de pescado para tornar o negócio viável. Por isso, é importante desenvolver essa iniciativa com as crianças nas escolas. É muito difícil mudar um hábito na vida adulta, mas conseguimos trabalhar isso com as crianças”, enfatiza Hauschild.

Sair da versão mobile