Ícone do site Folha Popular

Obras em Estrela avançam com viaduto, asfaltamento, UBSs e reconstrução escolar

Tráfego liberado no viaduto do Superporto pode desafogar trecho crítico de engarrafamento na BR-386 / Crédito: Thiago Maurique

A cidade de Estrela vive um momento de transformação em sua infraestrutura, com obras que prometem melhorar a mobilidade urbana, a saúde pública e a educação. Entre elas estão gargalos importantes para que o município consiga se reerguer após as sucessivas tragédias com as enchentes.

Após mais de 6 meses de interdição, a concessionária CCR ViaSul liberou parcialmente o acesso e o retorno pelo “viaduto do Superporto”, localizado no km 351 da BR-386, no Bairro das Indústrias.

Agora, os motoristas que trafegam no sentido Estrela-Lajeado podem utilizar a faixa Norte para retorno, facilitando o acesso ao polo industrial da região. A obra deve ser totalmente concluída na primeira semana de agosto, com a liberação das faixas duplicadas e a finalização da sinalização, pintura e drenagem.

A medida é um alívio para quem enfrentava congestionamentos e desvios, mas a CCR alerta para o trânsito no local, que ainda exige atenção devido aos trabalhos em andamento. Para o responsável pelo Departamento de Trânsito de Estrela, Airton Lehnen, é preciso melhorar o tráfego em vários trechos da cidade. “A fluidez no trânsito é fundamental para garantir a segurança e eficiência dos deslocamentos nas áreas urbanas”, afirma.

Em meio aos investimentos em mobilidade, a prefeita Carine Schwingel anunciou uma solução emergencial e temporária para o trânsito caótico na Avenida Rio Branco. A proposta, desenvolvida em parceria com a CCR ViaSul, prevê uma alça de retorno próximo ao Superporto, conectando o acesso diretamente à Rua João Lino Braun. A medida deve redistribuir o fluxo de veículos enquanto se busca avançar com a elevada no Bairro Pinheiros.

Obras

Enquanto isso, a Estrada das Acácias, outra importante via da cidade, avança em suas intervenções. As equipes trabalham na compactação do solo e preparação da base para a aplicação do asfalto.

A pavimentação da Acácias é uma demanda antiga de moradores e empresários, que reclamavam do estado precário da pista. Com o avanço dos serviços, a expectativa é que o tráfego na área ganhe mais agilidade ainda neste semestre. A via também é ponto importante para o projeto de expansão da cidade após as cheias que devastaram a área central. Ao todo, são 5 quilômetros de asfalto.

Além dos investimentos em infraestrutura viária, Estrela avança na área da saúde com as obras de duas novas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) nos bairros Novo Paraíso e Auxiliadora. A empresa Federal do Brasil Ltda, vencedora da licitação, é a responsável pela construção, seguindo o modelo UBS Tipo 1, padrão do Ministério da Saúde.

A UBS do Novo Paraíso será construída na Avenida Alcides Dall’Orsoletta, com investimento de R$ 1.659.200,00, recursos provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Já a unidade do Auxiliadora seguirá o mesmo padrão, garantindo estrutura adequada para atendimento básico a comunidades de até 4 mil habitantes. Ambas terão cerca de 300 metros quadrados e uma equipe de Saúde da Família. As estruturas incluem consultórios médicos e de enfermagem, salas de espera, de vacina, de acolhimento e observação e de procedimentos, entre outros cômodos.

Na Educação, um novo capítulo começa a ser escrito no Bairro das Indústrias. A Prefeitura de Estrela assinou a ordem de início de serviço para a construção da nova sede da Emef Leo Joas, que será erguida fora da zona de arraste e inundações.

Viabilizada por financiamento junto ao Banco do Brasil, a nova escola utilizará tecnologia industrializada com foco em segurança, conforto e qualidade para os estudantes e profissionais da educação. A obra será construída na esquina das ruas João Inácio Sulzbach e Henrique Uebel, com prazo de execução previsto em contrato e garantia de 5 anos.

A antiga estrutura da escola, atingida pelas enchentes, será transformada em um espaço de aprendizagem e acolhimento, com atividades de turno inverso.

Sair da versão mobile