Bom Retiro do Sul sediará a 1ª edição da AquiBom – Feira Estadual de Aquicultura, entre os dias 7 a 9 de novembro deste ano. Uma das atrações será o tradicional Show da Família do Grupo Popular, com grupos musicais para todos os gostos no palco principal. Será no domingo (9/11), das 13h30 às 18h30. O anúncio das primeiras atrações do Show da Família está previsto para a reestreia do programa Faixa 4 da Rádio Popular, hoje, às 16h.
A organização projeta 200 expositores de diferentes segmentos, dos quais 60 somente da cidade de Bom Retiro do Sul. Praça de alimentação, agroindústrias e empresas do segmento da piscicultura também marcarão presença. A mobilização é intensa com a preparação de todo espaço físico. Os acessos serão organizados para melhor fluxo e haverá estacionamento para mais de 3 mil veículos.
Durante os três dias, o público poderá acompanhar palestras técnicas com especialistas, visitar 20 agroindústrias familiares, conferir expositores de produtos coloniais e artesanato local, além de saborear pratos elaborados no espaço gastronômico à base de peixe. E o Dia Estadual do Peixe também marcará o evento inédito. Shows na sexta-feira, no sábado e o domingo (Show da Família) servirão de lazer para a comunidade bonretirense e regional.
Por isso, a AquiBom promete movimentar o setor produtivo, turístico e cultural do Vale do Taquari e do Rio Grande do Sul. A feira será realizada no Recanto Novo Paraíso, propriedade modelo com tanques de piscicultura em funcionamento, frigorífico de abate de peixes e estrutura adequada para receber expositores, palestrantes e público em geral.
A iniciativa é organizada pelo IFDE – Instituto de Formação e Desenvolvimento Educacional, com apoio de entidades públicas e privadas, e surge para consolidar um espaço permanente de troca de experiências, negócios e promoção da cadeia da aquicultura no estado. A programação une conhecimento técnico, gastronomia, cultura e negócios.
A AQUIBOM está aberta à participação de empresas, cooperativas, instituições de ensino, produtores, extensionistas, técnicos e público em geral. Para quem deseja expor ou apoiar o evento, há diversas modalidades de participação, com destaque de marca e integração com um público altamente qualificado.
Participe
Mais informações sobre espaços, cotas de patrocínio e programação
WhatsApp (51) 99826-3948.
ECONOMIA
A cidade abriga a sede do IFDE e é berço do Movimento Pesqueiro do Vale, referência no estímulo à piscicultura familiar. Além disso, a região é estratégica pela concentração de produtores e investimentos em sistemas de produção sustentável.
Segundo o diretor geral do IFDE, Mauro Hauschild, o evento busca impulsionar a piscicultura com uma abordagem prática e inovadora. “Queremos mostrar que o peixe é viável, rentável e pode ser o carro-chefe da agricultura familiar”, destaca.
A estrutura do Recanto Novo Paraíso também permitirá experiências práticas, com tanques de piscicultura ativos e frigorífico de abate, tornando a feira um ambiente funcional para negócios, aprendizado e troca de conhecimento. A programação inclui ainda atrações culturais diárias, com destaque para um show nacional no sábado.
Um dos destaques é a realização do 7º Dia Estadual do Peixe, promovido pelo Governo do RS e EMATER, que acontecerá simultaneamente à feira e reunirá mais de 500 aproximadamente 500 participantes, entre, produtores, piscicultores, técnicos, governo, empresas especialistas e extensionistas da EMATER em um momento de troca de conhecimento e fortalecimento da cadeia produtiva.