Uma operação conjunta das Polícias Civis do Rio Grande do Sul e do Paraná desarticulou, nesta quarta-feira (3/9), uma organização criminosa responsável por golpes eletrônicos e lavagem de dinheiro em nove estados brasileiros.
No Rio Grande do Sul, foram cumpridos 35 mandados em cidades como Gravataí, Viamão, Porto Alegre, Canoas, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Parobé, Esteio, Cachoeirinha, Victor Graeff e Santo Antônio da Patrulha, resultando em 15 prisões – sendo 11 temporárias, uma de foragido e três em flagrante por posse ilegal de arma de fogo.
No total, a ação nacional contou com mais de 500 policiais civis, que cumpriram 57 mandados de prisão e 132 de busca e apreensão. As investigações, conduzidas ao longo de dois anos pela PCPR, identificaram um esquema estruturado de fraudes que causou prejuízo de pelo menos R$ 5,4 milhões às vítimas.
Segundo a polícia, os criminosos usavam estratégias digitais para acessar contas bancárias e transferir valores de forma pulverizada, dificultando bloqueios e rastreamentos financeiros.