A 26ª Copa Certel Sicredi da Aslivata 2025 chega a mais um fim de semana recheado de confrontos em todas as categorias promovidas. Este sábado e o domingo (22 e 23/11) terão disputas dos Aspirantes e Titulares das Séries A e B, partidas da Máster e, também, do Regional de Veteranos.
Os embates decisivos devem movimentar as praças esportivas de Roca Sales, Bom Retiro do Sul, Taquari, Canudos do Vale e Poço das Antas.
Os Titulares da Série A trazem grande expectativa para as partidas de ida das semifinais. Em uma das chaves estão Poço das Antas e Tiradentes, que se enfrentam em Poço. A equipe da casa faz sua primeira semifinal de Regional na história, fato muito comemorado pelo município.
Liderado por Márcio Flach e uma torcida apaixonada, o Poço chega com o desfalque de um nome de peso. O meia Capela levou o terceiro cartão amarelo no jogo de volta das quartas de final, em Marques de Souza, e não poderá entrar em campo.
Direção e comissão técnica trabalham para encontrar alternativas no elenco e suprir a ausência de seu principal articulador. Mesmo assim, a equipe não perde as esperanças, principalmente pelo plantel recheado de vontade, versatilidade e polivalência.
A defesa se consolida cada vez mais: Gardenal e João Neto formam base que sustenta o grupo e o melhor ataque da competição tem correspondido às chances criadas. Yan Lima (5) e Maicon Benini “Pedra” (8) somam 13 dos 21 gols marcados pela equipe.
Pelos lados de Nova Bréscia, o Tiradentes chega embalado e confiante na experiência de sua comissão e atletas. A espinha dorsal é a mesma de outras temporadas, vitoriosas em outros clubes da região e com o comando de Naco.
A mescla de ex-profissionais e atletas do amador tem sido proveitosa. O único time que ainda não perdeu na Série A tem elenco repleto de nomes conhecidos. O ataque também não deixa a desejar, sendo um dos mais perigosos do campeonato.
Nomes como João Moura, Teteu, Roberson, Guilherme Biteco, os irmãos Dani e Douglas Lucini, Uéslei Steffens, Vinicius e Dartora são conhecidos pelos gramados e colaboram muito para a campanha. Não dá para deixar de falar de Marquinhos Guevedi, um clássico 10 que chega mais uma vez em semifinais do Regional.
Como desfalque está Bruno Ordovás. O meia foi expulso no duelo com o Gaúcho, cumpre suspensão na fase de semifinais e estará de volta apenas em uma eventual classificação para a decisão.
Em Taquari
Na outra chave da Série A, há o encontro de dois clubes mais próximos geograficamente. Taquariense e Canabarrense se encontram no Estádio Marques da Cunha, em Taquari, para um confronto que deve ficar marcado pelo equilíbrio.
Os donos da casa chegam com campanha diferente daquela do vice-campeonato regional no ano passado. Em 2024, o Taquariense garantia sobrevida em casa e vencia fora. Neste ano, os comandados por Juninho chegaram a ser derrotados fora de casa no mata-mata (contra o Serrano), mas garantiram resultado expressivo no Marques da Cunha.
Com seis vitórias, dois empates e duas derrotas, o time tem 67% de aproveitamento em 10 jogos na atual temporada. Mais confiável e seguro, o Taquariense aposta em um time mais “cascudo” para os jogos contra o Canabarrense, mesmo com apenas quatro jogadores com mais de 30 anos entre os 11 iniciais.
Seu ataque polivalente ainda vive indefinição. Theylor está confirmado e vive, talvez, o melhor momento com a camisa do Azulão de Taquari. Já seu parceiro, Andrei Macedo, pode ser desfalque por lesão, depois de sentir o tornozelo no jogo de ida das quartas de final. Vale ressaltar que ele entrou na metade do segundo tempo no jogo de volta, mesmo que não 100%.
O Canabarrense chega embalado, pois venceu todas na fase de mata-mata. Com apenas uma derrota e só 4 gols sofridos, a melhor defesa do campeonato carrega o peso de ser o único campeão regional ainda vivo na disputa.
A espinha dorsal do time está junta há quatro temporadas, o que é mais um trunfo dos treinados por Vanderlei Rogério Weiand “Peixe”. Poio, Mateusão, Amarelinho, Fogaça e outros nomes já são figurinhas carimbadas no álbum de opções do comandante e se tornaram referências para o clube.
O sangue de Canabarro também pulsa nas veias do elenco, um dos que mais utiliza jogadores da casa, formados no Bairro Canabarro. Atletas como Erick, Dhomini e Kauã Meirelles são provas desse trabalho a longo prazo, que deve fazer com que o Canabarrense colha bons frutos no futuro.
Não há desfalques prévios para a partida e a promessa de força máxima traz mais esperança para o elenco, formado por um dos artilheiros do campeonato, o centroavante Pepi (5 gols). Decidir em casa na segunda mão também é um ponto importante, tendo em vista a força do tricolor em seus domínios.
| Série A – Titulares | ||||
| Semifinais – Ida | ||||
| Data | Local | Partida | ||
| 23/11 | Poço das Antas | Poço | x | Tiradentes |
| 23/11 | Taquari | Taquariense | x | Canabarrense |
| Prováveis escalações: | ||
| Poço das Antas | Tiradentes | |
| Matheus Farezin | Mael | |
| William Duarte | Denis | |
| João Neto | Teco | |
| Gardenal | Vinicius | |
| Geovane (Rafinha) | Ueslei | |
| Cássio | Dani Lucini | |
| Cabelo | China | |
| Rossoni | Marquinhos | |
| Vini (Luan Patrick – Adilson) | Teteu | |
| Yan Lima | Roberson | |
| Pedra | João Moura | |
| Técnico: Márcio Flach | Técnico: Naco | |
| Prováveis escalações: | ||
| Taquariense | Canabarrense | |
| Didi | Poio | |
| Dodô | Caio | |
| Heitor | Lucas Staudt | |
| Yuri Braga | Erick | |
| Zoreia | Vilson | |
| Yuri Negão | Tinga | |
| Dedé | Luan Vedoy | |
| Bruninho | Tunico | |
| Guina | Mateusão | |
| Theylor | Fogaça | |
| Pipe (Andrei Macedo) | Pepi | |
| Técnico: Juninho | Técnico: Peixe | |
Aspirantes
O segundinho entra em campo um pouco mais cedo na tarde deste domingo. Em Poço das Antas, o Juventude de Westfália “manda” o confronto com o Sete de Setembro de Arroio do Meio.
No outro confronto, o Juventude de Guaporé enfrenta o Brasil de Marques de Souza, no Estádio Marques da Cunha, em Taquari, e com mando de campo do Ju.
Os Aspirantes chegam para as decisões com grande relevância para a competição, principalmente pelo afunilamento das fases. Os times investiram em bons jogadores e alguns montaram grupos que poderiam disputar o primeiro quadro.
| Série A – Aspirantes | ||||
| Semifinais – Ida | ||||
| Data | Local | Partida | ||
| 23/11 | Poço das Antas | Juventude-We | x | Sete |
| 23/11 | Taquari | Juventude-Guap | x | Brasil |
Série B
Depois de apurar os primeiros finalistas das duas categorias, a Série B define quem mais estará na decisão. Nos Titulares, o 11 Amigos aguarda pelo adversário, enquanto o CMD Muçum assiste aos jogos para conhecer o rival nos Aspirantes.
Os confrontos desse domingo serão na sede do Nova Berlim, em Canudos do Vale. Depois das partidas de ida, realizadas no Distrito de Delfina, Estrela, o Delfinense precisa apenas empatar nos Titulares. Já o Nova Berlim precisa de uma vitória para forçar a disputa por penalidades, tendo em vista a vitória por 2 a 0 no primeiro encontro. A situação muda no segundinho: o 2 a 1 favorável ao Nova Berlim obriga o Delfinense a vencer.
Está definido que o primeiro jogo será na casa de quem avançar hoje, tendo em vista que o 11 Amigos não pode ser alcançado e já tem jogo de segunda mão confirmado para Boa Vista, Poço das Antas.
| Série B | ||||
| Semifinais – Volta | ||||
| Data | Local | Partida | ||
| 23/11 | Canudos do Vale | Nova Berlim | x | Delfinense |
| 16/11 | Poço das Antas | 11 Amigos* | 2×1 | CMD Muçum |
| * Time já classificado | ||||
Veteranos
Roca Sales será palco do duelo que define a final do Regional de Veteranos. O Rudibar já está lá – se classificou no domingo passado (16/11) e acompanha o jogo de volta entre Concórdia e Floriano, que empataram na ida por 1 a 1.
O Concórdia ainda é dono da melhor campanha e tem o melhor ataque da competição. O Floriano, por sua vez, está marcado pelos empates e uma das defesas menos vazadas – atrás apenas do Rudibar (8 a 7).
Novo empate leva a disputa para penalidades, enquanto qualquer vitória para um dos lados garante o finalista da competição.
| Máster | ||||
| Semifinais – Bom Retiro do Sul | ||||
| Data | Horário | Partida | ||
| 22/11 | 14h | São Luiz | x | União Carneiros |
| 22/11 | 16h | Rudibar | x | Flamengo |
Máster
O sábado dará início às partidas do Regional, com as semifinais em Bom Retiro do Sul. Às 14h, o São Luiz joga com o União Carneiros. Mais tarde, às 16h, tem Rudibar e Flamengo de Santa Cruz do Sul.
As partidas são únicas – ou seja, quem vencer está classificado para a grande decisão – esta fase sim com jogos de ida e volta. Vale lembrar que o Rudibar foi líder com 9 pontos na primeira fase, seguido por São Luiz (6), União Carneiros (3) e Flamengo (0).
| Veteranos | |||||
| Semifinais – Volta | |||||
| Data | Local | Partida | Pen (alinhar) | ||
| 23/11 | Roca Sales | Concórdia | x | Floriano | |
| 16/11 | Venâncio Aires | São Luiz | 1×0 | Rudibar* | 2×4 |
| *Time já classificado | |||||
Crédito: Ketlin Abreu / Especial FP
Crédito: Vitor Gabriel dos Santos / Especial FP
Crédito: Taina Danzer Fotografia / Divulgação
Crédito: Luan Kevin / Divulgação

