Um ato realizado na Câmara de Vereadores de Tabaí nesta sexta-feira (19/12) marcou oficialmente a conclusão da etapa legislativa do projeto Rota dos Açores, que passa a contar com os municípios de Bom Retiro do Sul, Tabaí, Paverama, Taquari e Fazenda Vilanova. Durante o encontro, lideranças destacaram a relevância histórica, cultural e estratégica da iniciativa, que tem como objetivo valorizar a herança açoriana, impulsionar o turismo cultural e o desenvolvimento regional.
O idealizador do projeto, Mauro Luciano Hauschild, ressaltou o papel da colonização açoriana na formação da região e destacou os desafios das próximas etapas, que envolvem a implantação prática da rota pelos Poderes Executivos municipais. No mesmo sentido, a secretária executiva da Amturvales, Vanessa Spindler, enfatizou a importância de reconhecer e evidenciar a história açoriana no Vale do Taquari.
O prefeito de Fazenda Vilanova, Amarildo Luís da Silva, salientou a relevância da Rota dos Açores para o desenvolvimento do Baixo Taquari, destacando o potencial de integração regional e de estímulo à economia local.
A prefeita de Paverama, Michele Caroline de Vargas, afirmou que o projeto tende a impulsionar significativamente o desenvolvimento regional nas áreas do turismo, cultura e serviços.
Encerrando as manifestações, o prefeito de Tabaí, Anderson Vargas, destacou os diversos atrativos turísticos do município e mencionou a possibilidade de utilização do antigo posto da Polícia Rodoviária como futuro centro de informações turísticas.

