O prefeito Germano Stevens prestou contas do primeiro ano deste segundo mandato no começo da sessão ordinária do Legislativo, na quarta-feira passada (17/12). Stevens trouxe as principais realizações, ações e projetos desenvolvidos em cada uma das seis secretarias: Administração, Finanças e Planejamento; Saúde e Assistência Social; Educação; Cultura, Turismo e Desporto; Obras e Mobilidade; Agricultura, Meio Ambiente; e Desenvolvimento Econômico.
“É um gesto de respeito para com o Poder Legislativo. Os vereadores são muito importantes nas ações que acontecem no município, porque tudo passa por eles. Se o Legislativo não aprovar, muitas coisas não acontecem. Eles foram fundamentais e é minimamente um gesto de respeito para com eles e, ao mesmo tempo, uma prestação de contas para a sociedade, porque ali os imigrantenses estão representados. E essa harmonia que existe hoje entre o Executivo e o Legislativo, quem ganha com isso é a sociedade. Então, tivemos um ano em 2025 com muita entrega”, salienta em entrevista ao Grupo Popular.
O prefeito confessou que esperava começar o segundo mandato com menos velocidade ou adrenalina, mas foi ao contrário. “Pelo trabalho que vínhamos fazendo, conseguimos colher vários frutos encaminhados ainda na gestão anterior. E continuamos. Preciso ressaltar a nossa equipe, que se dedica muito na busca de recursos de projetos para podermos viabilizar o nosso município”, comenta.
O balanço completo do ano será feito no dia 30 de dezembro, a partir das 19h30, na sede social da Prefeitura (antiga sede da Hassmann). O evento é aberto à comunidade.
Futuro
Stevens já lançou alguns desafios de debate aos vereadores para 2026. “Um dos itens é debater e regulamentar calçadas padronizadas na área central e, também, o descarte de resíduos de construção e outros entulhos”, sustenta.
Germano também adianta que em breve será feita a recuperação completa da ciclovia e também da rodovia VRS-863 (Paulo Gilberto Altmann) em direção a Daltro Filho. “Vai dar transtorno e teremos que fazer desvios pelas Linhas Michels e Imhoff durante o período de obras”, explana o prefeito.
Também antecipa o projeto de ponte para interligar o Centro Comunitário da Seca Baixa e a escola, onde era a estiva. Outro projeto encaminhado é a recuperação do caminhódromo e da calçada para o Moinho.
Acesso
Quanto ao acesso à Rota do Sol, o Município não pode mexer na rodovia estadual, mas Imigrante foi contemplado com R$ 17,6 milhões pelo Funrigs. A licitação finalizou em R$ 14,4 milhões. A empresa ganhadora, Plano Norte, de Carlos Barbosa, já apresentou o plano de intervenções ao prefeito. Stevens ficou feliz com o que viu.
“Haverá refúgios e uma caixa redutora de velocidade. Também será feito um alinhamento da estrada onde houve deslizamento, limpeza de 4 metros para cada lado, tela grampeada e melhorias na antiga estrada velha (traçado anterior). Vamos ter intervenções importantes nesse trecho e dará muita segurança para quem usa”, sustentou.

