Ícone do site Folha Popular

Paverama trabalha em saneamento e educação para 2026

Crédito: Rafaela Zappaz

A prefeita de Paverama, Michele Vargas, e o vice-prefeito, David de Moura, realizaram um balanço do primeiro ano de gestão e apresentar as perspectivas para 2026. O ano de 2025 foi classificado como um período de muita produção e superação de desafios.

Na área de saneamento, a gestão celebrou a solução do problema histórico de abastecimento de água em apenas 90 dias.

Para 2026, o desafio continua com a previsão de um ano de seca, o que motiva o plano de perfuração de quatro novos poços artesianos para atender comunidades específicas, além da expansão da rede de água para localidades como Morro Azul e Chapadão.

Michele e Davi, ambos com 38 anos, destacaram o desafio de serem jovens na política, além do fato de Michele ser a primeira mulher a governar o município. Apesar de assumirem a prefeitura com projetos que exigiam contrapartidas altas, os gestores afirmaram que encerram 2025 com a saúde financeira em dia.

Saúde e Educação

Na saúde, a prefeitura focou na realização de mutirões para zerar as filas de cirurgias pelo SUS, proporcionando maior qualidade de vida à população. A implementação de um laboratório dentro da Unidade Básica de Saúde (UBS) permitiu diagnósticos mais rápidos, especialmente no combate à dengue. Para o próximo ano, está prevista a criação de uma nova equipe de saúde bucal com foco na entrega de próteses dentárias.

A educação é tratada como prioridade crítica, uma vez que o município se encontra entre os 100 últimos colocados nos índices estaduais de 2024. “É o nosso dever entregar conhecimento, sabedoria e formar bons cidadãos. Quando nós recebemos uma notícia dessas, acende um alerta muito forte. Nós temos que fazer algo pelas nossas crianças”, afirma o vice-prefeito.

Para reverter esse cenário em 2026, a gestão anunciou colônias de férias nos polos de Morro Bonito e Fazenda São José.

Confira a entrevista completa:

Sair da versão mobile