Ícone do site Folha Popular

Temporais colocam o Rio Grande do Sul em alerta nesta terça-feira

Crédito: Camille Lenz da Silva

A previsão do tempo indica risco de temporais em todo o Rio Grande do Sul nesta terça-feira (28/7). As condições incluem chuva intensa, rajadas de vento de até 100 km/h, queda de granizo e possibilidade de alagamentos. De acordo com a Climatempo Meteorologia, a instabilidade é causada pela atuação de uma área de baixa pressão, combinada com o avanço de uma frente fria.

O Governo Estadual estrutura três Gabinetes de Crise da Defesa Civil, em Santa Maria, Lajeado e São Sebastião do Caí. O objetivo é apoiar o acompanhamento regional do cenário e a articulação das ações de resposta. 

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de grande perigo para acumulado de chuva, válido até as 23h59. O órgão prevê precipitação superior a 100 milímetros ao longo do dia nas regiões Sudoeste, Centro, Noroeste, Sudeste, Nordeste e Metropolitana de Porto Alegre.

Além disso, o Inmet mantém alertas de perigo e perigo potencial para tempestades em todo o território gaúcho. As tempestades começam pela manhã na Fronteira Oeste, Campanha e Missões e, ao longo do dia, avançam para a região Central, Costa Doce, Região Metropolitana, Vales, Serra e Litoral Norte.

Dados da Rede de Monitoramento Hidrometeorológico do Rio Grande do Sul indicam acumulados de chuva de 57,4 milímetros em Teutônia e 75,4 milímetros em Lajeado nas últimas 24 horas.

O Sistema de Alerta de Eventos Críticos (SACE) classifica a bacia do Rio Taquari em Cota de Atenção, com risco moderado de inundação. Apesar do alerta, as estações de monitoramento registram níveis dentro da normalidade em Estrela, Encantado e Muçum.

Diante da previsão, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros orientam a população a evitar áreas de risco durante os temporais. Os telefones de emergência são 190, 193 e 199.

Sair da versão mobile