Teutônia tem urna sorteada para ser auditada em votação paralela no TRE

Doze urnas eletrônicas do estado passarão por auditoria para demonstrar segurança do voto

2082
Urna eletrônica de Teutônia sorteada para participar de votação paralela foi recolhida sábado

A urna eletrônica destinada a votação na seção nº 45 de Teutônia, na Comunidade Betânia do Bairro Boa Vista, foi uma das 12 sorteadas para serem auditadas em votação paralela no Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RS). Às 15h deste sábado (27/10), representantes do TRE recolheram a urna para levar a Porto Alegre onde é feito o trabalho de auditoria, com votação paralela.

A servidora Magali Behenck Evaldt, do TRE/RS, retirou a urna eletrônica em Teutônia, procedimento que foi acompanhado pela juíza eleitoral Ângela Lucian, pelo promotor eleitoral Jair João Franz e pelo chefe do Cartório Eleitoral Alex Ruschel.

Na manhã deste sábado (27/10), no plenário do TRE/RS, foram sorteadas as doze urnas do Estado – dentre todas as 27.298 seções eleitorais gaúchas – que passarão, neste domingo (28/10), por um tipo de auditoria, que tem como objetivo confirmar a segurança do sistema eletrônico de votação.

Quatro primeiras vão para votação paralela

As quatro primeiras urnas sorteadas – sendo pelo menos uma de Porto Alegre – serão submetidas à Votação Paralela. Este é um procedimento de segurança, instituído pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), desde 2002, que tem como objetivo comprovar a correta captação e contabilização do voto pela urna. Auditores fiscalizam todo o desenvolvimento do trabalho. Para a Votação Paralela foram sorteadas as seguintes urnas:

Porto Alegre – Seção 482 – 113ª Zona Eleitoral (ZE) – Sede social – Carris
Novo Hamburgo – Seção 480 – 76ª ZE – EMEF Monteiro Lobato
Teutônia – Seção 45 – 125ª ZE – Comunidade Betânia
Esteio – Seção 77 – 97ª ZE – Escola Estadual Tomé de Souza

As urnas sorteadas serão retiradas de suas seções – sendo substituídas por outras urnas eletrônicas – e trazidas para a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), na Capital, ainda neste sábado.

Neste domingo (28/10), dia do segundo turno, no mesmo período que os eleitores estiverem votando – das 8h às 17h – acontece, simultaneamente, a verificação, na sala polivalente do térreo do Prédio 50 da PUCRS (Avenida Ipiranga, 6681). Cédulas de papel preenchidas durante a cerimônia deste sábado – por representantes de entidades como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ministério Público (MP), partidos políticos, entre outros – terão os votos “cantados” e digitados nas urnas eletrônicas. Após as 17h, faz-se a conferência entre o resultado emitido no Boletim de Urna e a contagem dos votos. Todas as etapas do processo são filmadas.

Lajeado entre as outras 8 urnas, que terão outra auditoria direto nas seções eleitorais

A novidade para esta eleição é que a Justiça Eleitoral está fazendo, desde o primeiro turno, um segundo tipo de auditoria, diretamente nas seções eleitorais, para a verificação de autenticidade e integridade dos sistemas instalados nas urnas. Para esta conferência, foram sorteadas oito urnas do RS:

Torres – Seção 27 – 85ªZE
Alegrete – Seção 193 – 5ª ZE
Bagé – Seção 352 – 142ª ZE
Gravataí – Seção 298 – 71ª ZE
Lajeado – Seção 28 – 29ª ZE
Ijuí – Seção 87 – 23ª ZE
Taquara – Seção 148 – 55ª ZE
Estância Velha – Seção 158 – 118ª ZE

Estas urnas passaram por verificação de sua montagem, lacração e execução de sistemas antes das 8h deste domingo, horário do início da votação.

- publicidade -