Quatro vereadores e dois suplentes trocam de partido em Teutônia nesta semana

Oposição passa a ter oito cadeiras. MDB sai fortalecido com a "dança de cadeiras" e terá três vereadores

4025
Câmara de Vereadores de Teutônia terá nova composição a partir das próximas sessões

Os últimos 10 dias foram agitados no ambiente político de Teutônia, com quatro vereadores e dois suplentes trocando oficialmente de partido, nos dias finais antes do fechamento da janela partidária, que permite que detentores de mandato possam mudar de sigla sem perder o cargo e estarem aptos a concorrer no pleito de 2020, que por enquanto segue confirmado.

A primeira alteração ocorreu dentro do grupo de oposição. Já na sexta-feira passada (27/03), a vereadora Aline Röhrig Kohl deixou o PP e filiou-se ao Cidadania (ex-PPS). Na quarta-feira à noite (01/04), o PDT anunciou a filiação do vereador Juliano Körner (deixa o PSDB), que foi o mais votado no pleito de 2016. Na mesma ocasião, o PDT também filiou o segundo suplente do PSDB, Jorge Hagemann “Xox”, e o suplente PT, André Böhmer.

Na segunda-feira (31/03), a vereadora Keetlen Link desfiliou-se do PSD e deixou a base de governo para ingressar no MDB na noite desta quinta-feira (02/04). Ainda nesta semana, o vereador Eloir Rückert trocou o PSDB pelo MDB. As vereadoras Aline e Keetlen foram as únicas a emitir uma nota oficial explicando os motivos para a troca partidária (veja ao final).

Há cerca de um mês, o PSDB também perdeu seu primeiro suplente, Paulo Brust, hoje pré-candidato a prefeito pelo PTB.

Mais detalhes das movimentações políticas você pode conferir nas edições da Folha Popular. A troca partidária de Aline Röhrig Kohl está na edição de terça-feira (31/03), enquanto que as demais informações constarão na edição de amanhã (04/04) do jornal.

Nova configuração da Câmara

Com a mudança destes quatro vereadores, o PSDB que tinha três vereadores passa a ter apenas um, e a maior bancada é do MDB, com três edis. A situação, que iniciou o governo com sete vereadores (cinco eleitos e mais dois atraídos da oposição), agora passa a contar com apenas três vereadores na base e a oposição se fortalece com oito cadeiras.

Entre as oito cadeiras da oposição também está o ex-situacionista Hélio Brandão da Silva (PTB), que rompeu relações com o governo ao final do ano, quando da eleição da mesa diretora. A nova composição da Câmara de Vereadores de Teutônia passa a ser a seguinte:

Situação
Marcos Quadros (PSDB)
Cleudori Paniz (PSD)
Claudiomir de Souza (PP)

Oposição
Pedro Hartmann (MDB)
Eloir Rückert (MDB)
Keetlen Janaína Link (MDB)
Aline Röhrig Kohl (Cidadania)
Délcio José Barbosa (Cidadania)
Diego Tenn Pass (PDT)
Juliano Körner (PDT)
Hélio Brandão da Silva (PTB)

Nota oficial da vereadora Aline Röhrig Kohl

O partido progressista é o partido que me deu oportunidade de formação desde os meus 16 anos. Tenho muito respeito e admiração às grandes lideranças e amizades que cativei no decorrer desses 14 anos no partido, em todo o Rio Grande do Sul, principalmente através do Movimento do Juventude Progressista. O Deputado Afonso Hamm, um grande amigo, liderança inspiradora, que recebe com atenção as demandas do município e nunca deixou de atende-las. Um bom exemplo foi a destinação recente que ele fez ao Hospital Ouro Branco, de R$ 500mil, emenda importantíssima neste momento de crise. Aos progressistas teutonienses, principalmente aos que sempre estiveram envolvidos e engajados em contribuir com o crescimento e desenvolvimento de Teutônia, só tenho a agradecer a oportunidade que tive de trabalhar e conviver com cada um de vocês, que fazem a diferença. Um partido que tem um histórico impecável de cumprir com todos os seus acordos, mas que, infelizmente, a atual presidente decidiu quebrar este ciclo. Fizemos um acordo interno, registrado e assinado em ata pela Executiva Municipal do partido, mas ela optou por não cumprir. Outra questão que vem se arrastando há anos é o posicionamento do vereador, colega de partido, mas que sempre se posicionou de forma contrária ao que o grupo defendia. Nunca deixei de ouvir aos progressistas e à população antes de votar, a fim de verdadeiramente representar os teutonienses. Entendo que os interesses do coletivo precisam estar sempre acima dos pessoais, o que não vem acontecendo de algum tempo para cá. Novamente quero registrar todo o meu respeito e admiração por todos os progressistas que, inclusive, muitos não compactuam com essas atitudes e decisões, e por isso, preciso me retirar neste momento, sendo que não há clima, nem confiança na atual liderança da executiva progressista.

Nota oficial da vereadora Keetlen Link

Amigos!
Aqueles que me conhecem há mais tempo sabem do meu sonho de infância de fazer parte da boa política e me tornar Vereadora.
Representar o povo, defender e lutar pelo que você acredita é algo realmente sensacional. Faz o corpo arder, o coração palpitar de energia e esperança.
Ser Vereadora para mim nunca foi profissão. Aliás, sempre defendi que política não é profissão, mas sim um serviço pago pela população a um representante, por tempo determinado, para o desempenho de um cargo público. É um trabalho nobre, quando exercido de forma responsável e competente.
Desde o dia em que me elegi, busquei me esforçar ao máximo para honrar as 759 pessoas que depositaram sua confiança em mim. Busquei honrar o meu município, a oportunidade que me foi dada.
Defendi e continuo defendendo o que acredito ser justo, coerente e promissor para Teutônia. Discordei e critico veementemente os privilégios políticos, os projetos e ações que vão contra a responsabilidade no uso do dinheiro público, a má gestão e falta de priorização de recursos (que não são infinitos).
Nessa trajetória, conheci a boa, mas infelizmente, conheci DE PERTO a péssima política. Fiz grandes amigos e conheci a integridade e coerência de pessoas, as quais eu jamais imaginava. Fui positivamente surpreendida.
Mas também descobri o verdadeiro lado de outras pessoas, que eu julgava já conhecer. Percebi que nem todos enxergam a política como eu, como uma ferramenta de justiça e cidadania. Alguns tem objetivos muito diferentes disso.
Para minha jovem e ao mesmo tempo, madura forma de pensar, um cargo público exige responsabilidade e competência.
Um órgão público deve ser administrado com a mesma competência que cada pessoa busca administrar o seu negócio, a sua vida. A política não pode ser um “balcão de trocas”, um lugar de predominância de interesses próprios.
Inclusive, eu diria que qualquer administrador público deve agir com ainda mais responsabilidade, pois as suas decisões irão afetar diretamente e indiretamente a vida de OUTRAS PESSOAS, de toda uma comunidade.
É preciso muita coragem para assumir um cargo público e suas responsabilidades, e aceitar ser julgado diariamente. No entanto, é preciso ainda mais coragem e sabedoria para saber o momento de desocupar esse espaço.
E é por isso que eu compartilho com meus amigos e eleitores que não concorrerei à reeleição para o cargo de Vereadora de Teutônia.
Muitos são os motivos, de cunho pessoal, profissional, e até mesmo, não vou negar, por certa desilusão. Desilusão com pessoas, desilusão com ações, mas principalmente, desilusão com forma de aplicação de um plano de governo, que ajudei a idealizar.
Nesse sentido, na última segunda-feira, procedi à desfiliação do PSD, sigla pela qual fui eleita em 2016 e grupo pelo qual tenho muito respeito.
Acredito que a política é um dos mais importantes instrumentos de contribuição à vida das pessoas. É nessa política, de lutar pela comunidade e por desenvolvimento, que eu acredito desde criança, e continuo acreditando.
É por isso que, convicta na boa política e de esperanças renovadas, continuarei ativa na política, mas não mais como vereadora.
Desocupo a minha cadeira no legislativo, ao final deste mandato, renovando as esperanças na JUVENTUDE e dando espaço à NOVOS SONHOS, novas ideias, novos projetos para Teutônia, ao passo que, continuarei buscando outros espaços e outras formas de continuar contribuindo. Agradeço aos colegas de partido pela parceria e, especialmente, ao Deputado Danrlei de Deus e João Grando – Joca, pela confiança em representá-los em nossa cidade e também pelos investimentos de quase 1 milhão de reais que foram repassados na busca por uma Teutônia melhor.
E por fim, com imensa gratidão a todos eleitores, amigos, familiares e vizinhos pelo que NÓS construímos, saímos da mesma forma que entramos: de coração e consciência tranquilas, de cabeça erguida e pela porta da frente.
Muito obrigada!

- publicidade -