Soldado que salvou mulher em arroio recebe medalha da Assembleia Legislativa

1036
Juliano Körner (e), Celso Forneck, Rodrigo Queiroz, Eduardo Loureiro e Fábio Bilhar // Crédito: Lucas Leandro Brune

O soldado da Brigada Militar de Teutônia, Rodrigo Barbosa Queiroz, recebeu a Medalha da 55ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul. A proposição da alta honraria partiu do deputado estadual Eduardo Loureiro (PDT) e foi entregue nesta terça-feira (6/7), na Câmara de Vereadores de Teutônia, atendendo sugestão do vereador e atual secretário de Saúde, Juliano Körner (PDT).

No dia 21 de maio, ao atender uma ocorrência em que uma pessoa se jogara do alto de uma ponte, o soldado realizou o resgate em condições bastante difíceis e perigosas dentro do Arroio Boa Vista, conseguindo salvar a vítima num gesto de bravura e coragem reconhecidos pela comunidade.

Em sua fala na tribuna, o parlamentar estendeu a honraria a todos os policiais militares, que “diuturnamente arriscam suas vidas em prol da sociedade”. Ao lembrar do fato específico, disse que “naquele momento de extrema tensão e perigo, mesmo sem treinamento específico, o soldado Queiroz não pensou; foi às águas e cumpriu sua missão, em um ato de bravura que emocionou a comunidade, gaúchas e gaúchos”.

Ainda participaram da solenidade: o prefeito Celso Aloísio Forneck; o comandante Regional, coronel Douglas Soares; o comandante do 40° BPM, major Cássio Conzatti; o comandante da 2ª Cia, capitão Fábio Bilhar; policiais militares que atuam na cidade.

O coronel Douglas usou a tribuna para agradecer a homenagem. “O soldado Queiroz representa os 400 brigadianos dos 37 municípios do Vale do Taquari. A ação dele expressa o lema da instituição – a força da comunidade”, disse o coronel.

Soldado da BM desde junho de 2008, Queiroz tem 39 anos, é casado e pai de dois filhos pequenos. O seu gesto comoveu a região de Teutônia e motivou a homenagem do Parlamento gaúcho com a Medalha da Legislatura. No município de Teutônia, a Prefeitura e a Câmara de Vereadores já haviam entregue ao soldado diplomas reconhecendo o ato do policial.

- publicidade -