Programa ‘Educa Estrela’ é referência nacional

Ações do plano, principalmente as que envolvem o uso das novas tecnologias como aliadas de ensino, são utilizadas como parâmetro em audiência pública da Câmara dos Deputados

393
Crédito da foto: Pablo Reis / Divulgação

Para abordar a utilização da tecnologia como reforço do ensino, o Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara dos Deputados, em Brasília, realizou audiência pública nacional no dia 25 de outubro. Entre os cinco ‘cases’ selecionados em todo o país, estava o ‘Educa Estrela’.

O programa da Secretaria de Educação (Smed) do município, objetiva implementar uma série de ações inovadoras, com o propósito de qualificar, ampliar e modernizar o ensino da rede municipal. Hoje, atende a 3,8 mil alunos e envolve mais de 760 profissionais.

Os altos e constantes investimentos realizados pela gestão, principalmente na utilização de recursos tecnológicos como ferramentas de sucesso do programa, foi destaque na apresentação realizada na conferência pela titular da Smed, secretária Elisângela Mendes. O encontro foi proporcionado pelo grupo de estudos ‘Tecnologias na Educação: Construção de políticas públicas para o ensino’.

Crédito da foto: Pablo Reis / Divulgação

A atividade, virtual, reuniu profissionais ligados à educação em todo o território brasileiro, e buscou destacar ações de sucesso na utilização da tecnologia como reforço do ensino. Além do programa estrelense, foram apresentadas ações dos estados do Amazonas, Espírito Santo e do Piauí. A única abordagem municipal foi a da cidade do Vale do Taquari.

Em sua apresentação, a secretária Elisângela enfatizou iniciativas desenvolvidas e itens inseridos ao longo do ano letivo, como a utilização de termômetros digitais entre as medidas de segurança no retorno às aulas presenciais e a utilização de dois professores por turma nos anos iniciais. O processo de ampliação da cobertura da internet nas escolas, em especial na zona rural, e, paralelo a isso, o investimento realizado em mais de mil equipamentos para as 21 escolas da rede municipal, também foram evidenciados.

Conforme a secretária, Estrela está se adaptando aos novos tempos. De acordo com a titular, os ambientes tecnológicos tornam os estudos mais atrativos e qualificados. “Usamos as ferramentas para transformar as salas de aulas convencionais em espaços modernos. Possibilitamos ainda mais meios e recursos aos nossos educadores, crianças e jovens”, pontua.

Mais de R$ 3 milhões foram investidos em tecnologia na educação. O valor foi aplicado na criação de laboratórios móveis nas escolas. Os espaços contam com 23 smartboards – uma espécie de lousa interativa – disponíveis para apresentações de multimídia e pesquisas na internet. Ademais, chromebooks foram adquiridos.

Ao todo, mais de 630 computadores portáteis, com sistema operacional especial, integram os laboratórios móveis de todas as escolas de Ensino Fundamental. As unidades da Educação Infantil contam com 325 tablets.

Qualificação de jovens ao mercado de trabalho

No dia 22 de outubro foram realizadas as primeiras horas-aula do projeto ‘Jovens líderes do agora’. Mais de 350 jovens dos 8º e 9º anos de sete escolas de Ensino Fundamental do município tiveram capacitações. O objetivo era envolver as mais diversas áreas, visando a inserção no mercado de trabalho e facilidades ao cotidiano. A proposta, em parceria com a Faculdade La Salle, ocorreu diariamente, até o dia 26. Houve entrega de certificado e formatura.

Foram 24 horas seguidas de aulas gratuitas, em horário escolar, realizadas nas próprias Emefs. O curso foi dividido em seis módulos. “A pandemia afetou muito as famílias em questões financeiras. Vários estudantes sentiram a necessidade de auxiliar os pais no sustento das casas. Dar condições para esses casos é essencial. Para as empresas, também é interessante”, finaliza Elisângela.

Crédito da foto: Pablo Reis / Divulgação
- publicidade -