Casos ativos de covid-19 disparam após festas de fim de ano

Apesar da elevação, índice de hospitalização segue baixo

592
INTERNA – Em Lajeado, a taxa de positivos passou de 2% para 30% / Crédito: Carla Beckmann / Divulgação

A cidade de Lajeado fechou a sexta-feira (7/1) com uma marca preocupante. Pela primeira vez em seis meses, há mais de 300 casos ativos de covid-19 no município – 373, para ser exata. Apenas nessa sexta, 80 novos casos foram registrados.

Segundo levantamento feito pela Secretaria Municipal de Saúde, em duas semanas houve aumento de 636% de confirmados. No total, a cidade já registrou 16.530 casos e teve 216 óbitos.

No Hospital Bruno Born, há um paciente na UTI Covid, sete pacientes internados com a confirmação do vírus ativo e um paciente em observação. Os números representam uma taxa de ocupação de 36%. Os dados foram conferidos na tarde dessa sexta-feira (7/1).

O Secretário da pasta, Cláudio Klein, indica que as pessoas devem procurar atendimento assim que apresentarem sintomas relacionados ao vírus. Conforme Klein, o município possui estoque de testes no modelo antígeno e também encaminha análises ao laboratório central (Lacen).

De acordo com a Vigilância Epidemiológica de Lajeado, em dezembro, Lajeado realizava entre 40 a 50 testes por dia, com taxas de positividade de 2%. Nessa quarta-feira (5/1), foram realizados 136 exames na rede pública, com taxa de positividade entre 33 e 35%.

Segundo a coordenadora Juliana Demarchi, as infecções têm ocorrido no público mais jovem, entre 20 e 35 anos, com sintomas leves. A profissional explica ainda que, num levantamento, foi constatado que 90% dos casos são de pessoas que retornaram das festas de fim de ano no litoral ou que tiveram contato com quem esteve na praia.

Estrela utiliza testes rápidos fornecidos pelo Estado

A Secretaria Municipal da Saúde de Estrela está utilizando testes rápidos fornecidos pelo Estado. A pasta informa que, caso terminem os testes rápidos, utilizarão o PCR, cuja mostra vai para análise do Lacen. O boletim informativo dessa sexta-feira (7/1) indica que há 77 casos ativos no município.

O secretário Celso Kaplan indica que, ao perceber sintomas, o mais adequado é procurar um posto de saúde do município o mais rápido possível. “Temos que ter consciência de que essa variante não pode ser ignorada. Nós saímos de sete casos para 41 em dois dias. A velocidade é muito grande”, alerta.

Teutônia tem primeiro caso de coinfecção

Teutônia registra 5.298 casos confirmados. Destes, 25 estão ativos. Há 73 casos em análise pela Vigilância Epidemiológica. Nessa sexta-feira (7/1), Teutônia confirmou o primeiro caso de paciente com coinfecção de Covid-19 e Influenza. Trata-se de um paciente do sexo masculino, de 22 anos. Ele realizou a testagem na rede particular e encontra-se em isolamento domiciliar.
Conforme Evandro Borba, coordenador da Vigilância Sanitária, não há situação de internação relacionado ao coronavírus. De acordo com Borba, em dez dias, o município registrou 37 novas contaminações da doença.

Ainda, segundo ele, foi registrada elevação na procura por consultas médicas. Na quarta-feira (5/1), 320 pessoas foram atendidas, superior às médias diárias de dezembro (305) e novembro (266). “Alta velocidade de transmissão, diferente de tudo o que já vimos desde o início da pandemia”, pontua.

- publicidade -