Estrela e Paverama flexibilizam o uso de máscaras

Medida foi adotada pela diminuição de casos ativos e aumento do esquema vacinal completo

557
Uso da máscara passou a ser opcional em diversos ambientes / Crédito: Pexels

Os governos de Estrela e de Paverama divulgaram nesta semana uma nova flexibilização do uso de máscaras em seus municípios. O uso obrigatório do acessório de prevenção fazia parte da rotina dos brasileiros desde abril de 2020.

Estrela assinou na terça-feira (26/4) um decreto permitindo o uso de máscara de forma facultativa em qualquer estabelecimento da cidade. Isto é, até mesmo em estabelecimentos ligados à saúde, não é mais obrigatório o uso do acessório de prevenção.

Conforme divulgado, 98,2% da população estrelense têm o esquema vacinal completo contra a Covid-19. O município registra nove casos ativos da doença.

Em Paverama, a assinatura do novo decreto aconteceu na quarta-feira (27/4). A ordem desobriga o uso de máscara em farmácias e outros locais. No entanto, segue obrigatório o uso do acessório no Posto de Saúde, em instituições de idosos e em transportes públicos.

“O município não conta com transporte público de passageiros (ônibus), mas para o deslocamento em micro-ônibus, vans, ou carros da Secretaria de Saúde para os hospitais conveniados ou consultas médicas, é necessário o uso da máscara”, esclarece a Secretaria de Saúde.

No município, 41,6% dos munícipes estão com o esquema vacinal completo contra a Covid-19. Até o fechamento desta edição, havia apenas um caso ativo da infecção.

Governo estadual desobriga máscaras e passaporte vacinal
O governo do Estado publicou na quinta-feira (28/4) um decreto tornando facultativo o uso de máscaras de prevenção contra a covid-19 em vias públicas ou em espaços públicos ou privados, ao ar livre ou em ambientes fechados.

O texto também define a obrigatoriedade do comprovante vacinal somente em localidades e eventos em que houver norma municipal que expressamente a determine.

- publicidade -