Parceria escola e família gera frutos positivos em Teutônia

Momento presencial coletivo, com homenagem às mães

524
Mães e filhos estiveram juntos na Escola Azaleia / Crédito: Luciana Brune

A Escola de Educação Infantil Azaleia, do Bairro Teutônia, viveu mais uma demonstração de como escola e família juntas podem fazer a diferença e fazer ainda melhor pelas crianças. A venda de uma rifa teve o engajamento de todas as famílias da escola, primeiro na disponibilização de brindes e prêmios por quem tinha condições ou empresa parceira, depois na venda dos números para concorrer aos prêmios.

O sorteio foi realizado ontem (13/5) pela manhã e os recursos serão revertidos em melhorias no atendimento às crianças e na infraestrutura oferecida a elas, e para complementar os valores recebidos do poder público e das famílias, para cobertura das despesas.

O dia também foi de prática da integração escola e família em momento presencial coletivo, com homenagem às mães.

À tarde teve apresentações / Crédito: Luciana Brune

Durante a pandemia, todas as interações passaram a ser virtuais. As retomadas estão sendo feitas aos poucos, ainda com cuidados e com divisão de turmas em diferentes horários. “Foi um dia muito especial, com mães e filhos emocionados. Além da homenagem com apresentações e de momentos de brincadeiras, as mães puderam visitar as salas de aula e passar momentos no espaço escolar. Tivemos a venda das bandejas para um lanche especial, em que tivemos grande adesão das famílias colaborando”, relata a diretora Ivanice Teresinha Echer.

Escola e família

Várias ações realizadas ao longo do ano são fundamentadas neste pilar, na parceria escola e família, que tem o mesmo objetivo, o bem-estar da criança. A coordenadora pedagógica, Eliane Beatriz Bazanella Post, destaca que é preciso falar a mesma linguagem, trocar ideias diariamente, para atender carências e dificuldades, suprir necessidades físicas e psicológicas.

Com o tema “Escola e família unidas por um bem maior”, o projeto coletivo da escola volta-se para este olhar. A ideia de trabalhar esta relação partiu do próprio grupo de professores.

O projeto coletivo norteia o fazer pedagógico, administrativo, o calendário e os eventos realizados. Por meio dele, a escola busca planejar, organizar e atualizar a forma de ensino, com formações, estudos e reuniões. Na prática diária, o desafio é compartilhar aspectos do desenvolvimento e da rotina da criança. “Sempre norteados pela nossa filosofia ‘Educar é acreditar no ser humano, realizando sonhos e transformando vidas’”, reforça Eliane.

Nesta parceria com as famílias, considerada fundamental para o desenvolvimento, uma das palavras-chave é comprometimento, em que cada um faz a sua parte, valorizando e respeitando as diferenças culturais, mas construindo uma cidadania familiar em ação, que gere aprendizagem.

As professoras também falam das lacunas deixadas pela pandemia e o quanto o projeto vem ao encontro desta demanda. Ivanice destaca que o online não substituiu o presencial e muitos reflexos são percebidos e precisam ser reforçados. “Temos que retomar partes do desenvolvimento que precisam ser vivenciadas”, explica. Um exemplo é a alimentação, em que muitas crianças pararam de comer o que comiam, precisando agora recomeçar no degustar, não comer apenas o que gosta, mas o que faz bem. “É uma caminhada construída diariamente”, ressalta.

- publicidade -