Amvat emite nota oficial após anúncio de desfiliação de municípios

612
Mapa de municípios do Vale do Taquari // Crédito: Reprodução site AMVAT

A Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat) emitiu uma nota oficial na tarde desta terça-feira (14/6), após tomar conhecimento, através dos veículos de imprensa, da pretensão de desfiliação de municípios integrantes do G18, inconformados com o modelo de concessão adotado pelo Estado do Rio Grande do Sul para as rodovias estaduais no Vale do Taquari – Bloco 2.

O presidente Sandro Ranieri Herrmann pontuou em cinco itens (veja nota na íntegra abaixo) os contrapontos ao anúncio feito pelos municípios do G18. Disse que a Amvat “buscou sempre a representação dos municípios do Vale do Taquari em suas diversas demandas”. Citou “os diversos espaços de debates com os secretários de Estado para dirimir dúvidas e apresentar as demandas regionais” na concessão de rodovias.

O terceiro ponto é a Amvat sempre ter cumprido com o dever de representação regional, com debate e posição firme durante o processo preparatório do leilão. “A decisão final do Estado do Rio Grande do Sul pela modelagem da concessão não pode ser atribuída à AMVAT. Esta é uma conclusão simplória, que busca encontrar um culpado do resultado da falta de articulação dos diversos segmentos do Vale do Taquari”.

A nota também fala da defesa do municipalismo e que a vontade dos municípios é soberana, e sempre será respeitada pela AMVAT. E por fim, diz que “o trabalho da AMVAT continuará com a
mesma solidez e coerência que adotou nos seus 60 anos de história”.

NOTA NA ÍNTEGRA

- publicidade -