Orquestra Tricampeã é recebida com festa

Grupo alcançou o primeiro lugar na categoria Orquestras Estrangeiras, a partir da escolha do público

741
Crédito: Paola Possenatto

Braços abertos para matar as saudades, olhos marejados, sorrisos nos rostos e troféu na bagagem. Assim chegou a Orquestra de Teutônia em sua casa, na tarde dessa terça-feira (13/9). Os músicos desembarcaram na Associação da Água, no Bairro Languiru.

O troféu do 10º Festival Internacional de Grimma, na Alemanha, foi o terceiro do grupo no evento. A primeira foi em 1997 e a segunda em 2000. Nesta edição, os músicos alcançaram a vitória na categoria Orquestras Estrangeiras.

O triunfo foi anunciado às 6h da manhã de domingo (11/9) aqui no Brasil e 11h da manhã na Alemanha. O maestro Astor Jair Dahlfert compartilhou a alegria pela conquista em vídeo nas redes sociais. “Olha a taça aí gente. Muito obrigado a todos que acreditaram”, destacou.

A Big Band teutoniense estreou no Festival no sábado à noite (10/9). Antes mesmo do título, a Orquestra já estava convidada para fazer o fechamento da edição. “Foi um enorme reconhecimento de nossa qualidade”, frisa o regente.

O Tri foi obtido sob olhar do público alemão. Foram eles que votaram e decidiram pelas melhores apresentações. “Fomos a Orquestra mais votada no Festival. Eu tive acesso. Foram 19 Orquestras e nós recebemos o maior número de votos, embora estivéssemos distribuídos em categorias diferentes”, explica Dahlfert.

TOUR NA ALEMANHA

Além da participação no Festival Internacional de Grimma, a Orquestra de Teutônia realizou outros concertos na Alemanha. Os músicos desembarcaram na Europa no dia 31 de agosto. A primeira apresentação ocorreu no dia 1º deste mês, na cidade de Chemnitz.

O projeto “Tour na Alemanha – com a Orquestra de Teutônia” teve seu mérito cultural aprovado pelo Conselho Estadual de Cultura e teve financiamento da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) e Sistema Pró-Cultura RS, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

RECEPÇÃO FESTIVA

A Administração de Teutônia fez festa para receber seus representantes premiados. Os instrumentistas saíram em carreata em cima do caminhão do Corpo de Bombeiros Voluntários. A Brigada Militar apoiou o movimento.

Crédito: Paola Possenatto

Familiares e amigos acompanharam a carreata. Nas ruas, a comunidade abanou, aplaudiu e gritou. Após o passeio, o grupo foi acolhido na Prefeitura.

No Centro Cívico, o prefeito Celso Aloísio Forneck entregou um troféu “Prêmio Destaques” para cada integrante da Orquestra. Para o gestor, os músicos honraram o nome de Teutônia.

O maestro aproveitou para ressaltar a grandiosidade da conquista. Conforme Dahlfert, a Orquestra representou o Brasil. “Temos integrantes de outras cidades. Já nos apresentamos em tantos lugares dentro de nossas terras. Essa conquista, mais uma internacional, reafirma nossa responsabilidade e grandeza. Somos um retrato de Teutônia, da região, do estado e do país. É muita felicidade”, acentua.

“Deixamos gente chorando em Grimma”. Com essas palavras, o regente fez gente chorar durante o cerimonial na Prefeitura. De acordo com Dahlfert, Teutônia precisa manter a identidade cultural. “Nas outras edições foi assim e nesta foi ainda mais. Voltamos ao Brasil e nosso coração ficou um pouquinho lá. A Alemanha perdeu muita cultura local. Nós vemos que temos isso enraizado aqui, mas precisamos manter, fortalecer as raízes. É lindo sentir que a arte, a cultura, a música e a educação emocionam as pessoas. Sigamos, cada vez mais fortes”, reforça.

Ainda, o maestro revelou o desejo de construir um Espaço Multiuso para aulas artísticas. Seria uma forma de deixar um legado para outras gerações. “Estamos vendo junto com a Administração essa possibilidade. Queremos ter a Prefeitura como nossa parceira. Quando sairmos, o que vamos deixar? CDs, DVDs e títulos não conservam a história e a identidade. Queremos mais pessoas envolvidas com a música. Sair e saber que terão outros em nosso lugar; que continuará o que iniciamos”, pontua.

Por sua vez, o prefeito respondeu que “está nas mãos do jurídico”.

TRÊS PARTICIPAÇÕES E TRÊS CONQUISTAS

Presente nas três turnês, Marlon Gausmann enfatiza o amadurecimento dessa atuação como um grande diferencial. “Conseguimos sorver mais plenamente. Nos emocionamos e aproveitamos cada momento. Fomos com o peso de nossa trajetória. Carregamos uma história e mantivemos. Isso nos fez ainda mais felizes”, marca.

- publicidade -