Chefe do cartório de Teutônia avalia votação e orienta eleitores

388
Movimentação no cartório era tranquila na manhã de domingo / Crédito da foto: Luciana Brune

Antes mesmo das 8h deste domingo (2/10), horário de abertura das seções eleitorais, a movimentação nos locais de votação em Teutônia e municípios vizinhos já era intensa. O Cartório Eleitoral de Teutônia é responsável pela 125ª Zona Eleitoral, que abrange Teutônia, Paverama, Poço das Antas, Imigrante e Westfália.

Segundo a chefe do cartório eleitoral de Teutônia, Luciane Lima, o início da votação e o fechamento são sempre os momentos mais tensos para a equipe. “Algumas complicações na urna de testes, mas questão de operação mesmo, as urnas estavam todas ok”, comenta.

Até o momento, uma urna precisou ser trocada, na seção 03 na Escola Estadual Tancredo de Almeida Neves. “Foi substituída e está apta a receber os eleitores”, reforça.

Nos locais de votação com maior fluxo de eleitores, as ruas em frente as seções foram fechada ou colocadas em meia pista. São o Marthin Luther no Bairro Languiru, e o Ieceg e o Augustin no Bairro Canabarro. “Lembrando a todos os eleitores, essa medida é para facilitar e proteger, é uma medida para segurança. Mas eleitores que têm dificuldade na locomoção chega na frente da escola e tira o cone e terá acesso ao local. Quando terminar e sair, coloca o cone de novo no local”, esclarece.

A Chefe do Cartório salienta a necessidade de que o eleitor apresente um documento com foto. “É importante ter um documento físico, carteira de identidade, de motorista ou de trabalho. Para não ter que voltar em casa né”, sugere.

Este ano a lei proíbe que eleitor leve o celular para a cabine de votação, afim de assegurar o sigilo do voto. Em Teutônia o Cartório Eleitoral optou por colocar uma folha onde os eleitores deve deixar o seu celular durante a votação. “Vota, depois retorna e pega seu aparelho”, explica.

Eleitores que tiverem dúvidas pode entrar em contato com a Central do Eleitor. “É só discar o número 148”, ensina.

- publicidade -