JJD nega recurso do Juventude e Ecas espera receber título da Taça da Amizade

Juventude já antecipou que vai para a Justiça Comum

1669

A Junta de Justiça Desportiva (JJD) da Aslivata reuniu-se na noite desta quarta-feira (5/10) para apreciar o recurso do Juventude da Berlim, após a decisão da JJD de 15 de julho deste ano. O caso refere-se à final da Taça da Amizade 2022, dia 3 de julho, quando o Juventude utilizou o atleta Roger Werkhausen (profissional) diante do Ecas. O julgamento de quarta teve a participação de três integrantes da JJD, presidente e advogado dos dois clubes, presidente e vice-presidente da Aslivata.

Após a segunda final, o Ecas protestou e teve ganho de causa. O Juventude recorreu e o assunto ficou pendente até quarta-feira. Por três votos a zero, os membros da JJD negaram provimento ao recurso do Juventude e mantiveram a pena: perda de 6 pontos, multa de 2 salários mínimos sem redução, perda de 200 pontos na disciplina.

O embasamento da decisão está no regulamento das competições da Aslivata. Embora não há regulamento específico da Taça da Amizade 2022, a JJD entendeu como válido o regulamento usado em 2020, pelo fato de haver um adendo assinado pelos presidentes como aceite à utilização e pelo fato deste ter sido respeitado até a partida final. A informação deste adendo surgiu recentemente e em nenhum momento foi de conhecimento da imprensa, sequer foi mencionado durante o lançamento da competição, em março de 2022.

Ruído vem desde junho

Desde a primeira final, dia 19 de junho, há ruídos no bastidor. O Juventude acusa o Ecas de usar jogadores que participaram antes do Campeonato Municipal de Roca Sales – é praxe que o jogador só possa jogar uma competição no semestre pelo mesmo fichário da Aslivata. O Ju não protestou contra este fato.

O Ecas protestou o uso de atleta profissional no segundo jogo – é uma normativa basilar do futebol amador desde o surgimento da Aslivata em 1985 que jogador profissional não possa jogar. O Juventude alega não existir regulamento do campeonato e pretendia clarear situações. “Os clubes pagaram inscrição e a Aslivata não teve competência pra fazer um regulamento específico. Por que agora para o Regional fizeram? Porque nós mexemos no assunto”, disse um dirigente.

Ecas aguarda premiação

O Ecas de Imigrante aguarda a Aslivata marcar o dia da entrega da premiação. Após nova vitória na decisão da JJD, o Alvinegro espera receber o troféu de campeão e também os destaques individuais. A Aslivata aguardava a definição da Junta, mas ainda não informou data para a entrega da premiação.

Juventude vai para a Justiça Comum

Um dirigente do Juventude da Berlim confirmou à reportagem que a próxima instância não será a Apelação à JJD, conforme permite o regulamento. “Lá é jogo de cartas marcadas”, afirmou. A intenção do clube westfaliano é ir para a Justiça Comum. “O clube agora tem tempo pra se manifestar. Vamos para uma instância seguinte. Já está decidido. O clube não vai aceitar punição com base num regulamento que não existe. Arrumaram briga com quem não deve e não teme”, afirmou.

- publicidade -