Há mais de 70 anos atuando na comunidade, o Hospital Ouro Branco (HOB) tem por objetivo promover ações em saúde com excelência e sustentabilidade. Durante os dias 17, 18 e 19 de janeiro deste ano, a entidade efetuou uma intensa avaliação interna nas áreas de processos administrativos, assistenciais e médicos com a intenção de garantir entregas com qualidade e segurança ao paciente.
Com essas ações, o hospital planeja conquistar a Certificação da Organização Nacional de Acreditação (ONA), que colocará a entidade em um grupo seleto de hospitais, que representam 5,4% dos mais de sete mil hospitais brasileiros.
Em busca de melhorias
A auditoria integra o Manual da ONA – Nível 1 e possui mais de mil requisitos avaliados, com “Foco na Segurança do Paciente”. O processo contou com suporte da consultora especialista em Sistema de Saúde e Segurança do Paciente, Rafaela Vedovelli, da empresa EJRos Brasil e IBIS.
O método “Acreditação” refere-se à avaliação e certificação. Busca, por meio de padrões e requisitos previamente definidos, promover a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde. Para ser acreditada, a organização precisa comprovadamente atender aos padrões definidos pela ONA, que são reconhecidos internacionalmente como sendo as melhores práticas.
A avaliação das exigências reconhece se as melhores práticas de trabalho estão de fato sendo utilizadas na execução das atividades no hospital. Elas englobam todas as áreas da instituição, desde gestores a colaboradores e corpo clínico.
Esse projeto tem o apoio estratégico da Unimed VTRP e prevê, em março de 2023, uma avaliação pré diagnóstica e em junho de 2023 uma avaliação final de Certificação. A direção da Associação Beneficente Ouro Branco e do Hospital agradecem a todas as equipes pela dedicação e empenho neste desafio.