Vereadores de Teutônia abordam situação da Languiru em discursos na tribuna

583
Sessão ocorreu nessa terça-feira (7/3) / Crédito da foto: Paloma Griesang

A crise da Cooperativa Languiru também foi abordada por vereadores na tribuna da Câmara de Teutônia neta terça-feira (7/3). Claudiomir de Souza (UB) avalia que há muitas pessoas de fora querendo dar palpite e até torcendo e movendo “forças ocultas” para que o pior aconteça. “Se isso acontecer será terrível para a cidade, pois associados, funcionários, outras empresas que dependem da Languiru e, se acontecer, vão quebrar”, considera.

Souza comentou que também é associado da Languiru, sendo produtor de suínos, e sabe que, assim como ele, muitos produtores têm as propriedades financiadas e dependem dos recursos da Languiru para garantir seus pagamentos.

Márcio Vogel (MDB) diz que a questão tem gerado muita apreensão na comunidade. “A Languiru é uma das maiores cooperativas do estado, importante não só para Teutônia, mas para toda a região”, reforça. Desejou que a Languiru consiga sair o mais breve possível deste momento de dificuldade e se torne forte novamente. “É momento de unir forças para salvar a cooperativa”, afirma.

Evandro Biondo (MDB), de igual forma, desejou que a Languiru encontre alternativas para sair desta situação e que os associados voltem a ficar satisfeitos. Afirma que em outra oportunidade falará mais sobre o tema.

Indicações, sugestões e pedidos

Também na tribuna, os vereadores trouxeram diversas indicações e sugestões ao poder público. Jorge Hagemann (PDT) pediu reparos em estradas de Linha Harmonia que foram danificadas pela chuva do fim de semana.

Cleudori Paniz (PSD) solicitou reforço da pintura e sinalização de vias na Rua Tiradentes e Dom Pedro II, no Bairro Canabarro. Também pediu a avaliação do município realizar pavimentação na Rua José Gomes. “Ela interliga outras duas ruas. Quando chove é muita lama. Tem que analisar e ver com carinho essa situação”, diz.

Claudiomir de Souza solicitou melhorias na praça localizada no Loteamento conhecido como “Umbu”. Segundo ele, os brinquedos já estão muito danificados e, inclusive, causaram acidentes com crianças.

Vitor Krabbe (PDT) pediu a avaliação da implantação de um Programa de Refis, para que munícipes renegociem suas dívidas com o Município. Segundo ele, foi um pedido de moradores.

Evandro Biondo falou sobre a questão do lixo, e da necessidade de diminuir a quantidade de resíduos descartados, primeiramente pela questão ambiental, mas também pela economia, uma vez que todo descarte é pago às empresas terceirizadas. Assim, sugeriu que o Município recolha os móveis descartados e destine para pessoas que necessitam. “Gastamos para recolher esses móveis, pagamos para levar embora, e temos pessoas necessitadas. Estamos em novos tempos”, declara.

Valdir Griebeler (PSDB) salientou os últimos anos de seca no Estado. Assim, sugeriu ao Município que crie um programa que auxilie na construção de cisternas e açudes para armazenamento de água para ser usada durante as estiagens. “Não é um problema sazonal, vamos ter outras secas”, pontua.

- publicidade -