Famurs abre Assembleia de Verão com presença do governador

Assembleia de Verão começou nesta terça-feira (14/3), em Xangri-lá, no litoral Norte do Estado

324
Durante a abertura o governador Eduardo Leite salientou a importância do evento Crédito: Paloma Griesang

A Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) abriu oficialmente a Assembleia de Verão nesta terça-feira (14/3), em Xangri-lá, no litoral Norte do Estado. A cerimônia de abertura contou com a presença do governador Eduardo Leite, secretários estaduais, do secretário de Comunicação Institucional do Governo Federal, Maneco Hassen, deputados estaduais e federais, representantes dos três poderes, de patrocinadores e entidades.

A abertura contou com diversos pronunciamentos. Maneco Hassen destacou que já esteve do outro lado, sendo prefeito e presidente da Famurs, e por isso tem trabalhado para ajudar no avanço das pautas municipalistas, pois entende as necessidades dos municípios. “Avançar na questão da autonomia no pacto federativo que sabemos que é necessário, porque é o Município que está ao lado das pessoas”, exemplifica.

Disse que o governo federal tem a intenção de iniciar um novo momento de parceria e diálogo com os municípios. “O governo federal tem demonstrado e vai continuar demonstrando que os municípios farão parte do governo”, reforça.
Salientou algumas ações já realizadas pelo governo federal para atender os municípios como a liberação de recursos para obras, sobretudo de creches que estavam paradas. “Vamos buscar a construção de alternativas para juntos encontrar o melhor caminho para melhorar a vida das pessoas. Evidente que não acontece do dia para noite, mas são sinais que o governo está dando para que possamos avançar e apresentar resultados”, pontua.

O presidente da Famurs, Paulinho Salermo, agradeceu aos prefeitos a confiança no trabalho da entidade e refirmou o compromisso de lutar pelos interesses dos municípios. “Temos muitas pautas, é o caso da reforma tributária que precisamos estar atentos, assim como tantas outras pautas importantes. Tenho certeza que vamos sair dessa assembleia ainda mais fortalecidos. Vamos construir juntos uma nova e melhor luta do municipalismo gaúcho”, aponta.

O governador Eduardo Leite salientou a importância do evento. “É importante aos prefeitos compartilharem experiências entre si, e formem um corpo de prefeitos na defesa dos interesses dos municípios”, considera.

Avalia que o Brasil tem um “DNA com instinto e força unitária” que acaba concentrando força em um governo central que impõe sua forma de fazer, mas que é por meio da mobilização dos prefeitos que a federação se torna efetiva. “São os prefeitos que podem trabalhar juntos e pressionar pela demanda por mais recursos e espaços, senão a concentração será cada vez mais forte no âmbito nacional”, avalia.
Destacou que teve a experiência de ser prefeito e que governa o estado “com cabeça de prefeito”, ou seja “pensando em todas as dimensões em que é afetada a vida de um cidadão”. Assim, jsutifica tantos programas realizados em parceria com governos municipais. “Afinal, o cidadão para o qual governamos é o mesmo”, conclui.

A cerimônia de abertura contou ainda com um minuto de silêncio em homenagem a Eliseu Padilha, ex-prefeito, ex-presidente da Famurs, ex-deputado e ex-secretário de estado que faleceu nesta segunda-feira. Aos 77 anos, ele foi vitimado por um câncer.

Assembleia de Verão começou nesta terça-feira (14/3), em Xangri-lá, no litoral Norte do Estado Crédito: Paloma Griesang

Oportuniza Assistência Farmacêutica


Após a abertura, foi realizada a assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre a Famurs, Defensoria Pública e Conselho Regional de Farmácia para o Oportuniza Assistência Farmacêutica. A parceria oferece aos municípios um sistema onde podem ser lançados dados sobres os medicamentos das farmácias municipais para melhorar e agilizar o sistema de controle

- publicidade -