Primeiro dia de reuniões da Languiru termina com criação de novos conselhos

Os encontros são prévios à Assembleia Geral Ordinária, agendada para quinta-feira, e foram organizados conforme o segmento produtivo, envolvendo associados produtores de aves, suínos, leite, bovinos de corte e grãos

3175
Associação dos Funcionários da Languiru, em Teutônia Crédito: Eduarda Wenzel

Nesta segunda-feira (27/3) Cooperativa Languiru começou a realizar reuniões com associados. Os encontros são prévios à Assembleia Geral Ordinária, agendada para quinta-feira, e foram organizados conforme o segmento produtivo, envolvendo associados produtores de aves, suínos, leite, bovinos de corte e grãos. Ao longo do dia, cerca de 500 pessoas passaram pelo Salão Social da Associação dos Funcionários da Languiru, em Teutônia. Já para a última reunião, sobre a produção de leite, 200 associados são esperados.

Entre os temas discutidos estiveram apresentação de números e indicadores, detalhes das negociações das últimas semanas e explicações sobre protocolo de intenções assinado com as empresas chinesas ITG e TJJT. Além disso, se deu inicio a criação de um conselho de associados, que deve participar e acompanhar essas negociações ‘mais de perto’. Esse era um dos pedidos dos associados na manifestação da última terça-feira (21/3).

Com expectativa de melhoras no cenário, o produtor de suínos, César Ahlert, diz sair mais aliviado da reunião e com as dúvidas sanadas. Ele confirma que alguns associados se disponibilizaram para estar no conselho e representar todos nas vendas. “A gente se assuntas, pois a gente acredita no cooperativismo. Dói muito ter que entregar a nossa produção para uma empresa chinesa”, relata. Contudo, após ver os números e como a cooperativa está em crise, na sua visão a venda pode acontecer. “Neste momento nossa alternativa é fazer essa parceria, porque se não a cooperativa não vai sobreviver”, adiciona o associado.

O casal Ibilio e Jurema e Ahlert, produtores de suínos e leite, tiraram as dúvidas durante o encontro, mas avaliam que apenas na práticas poderão saber se o negócio vai ser ou não positivo. “Até agora nós recebemos tudo certinho, mas pelo que entendi o negócio é vender, se não isso poderá mudar”, observa a senhora.

Pelas 16h20, antes de terminar a reunião, o presidente Dirceu Bayer, saiu da reunião. Questionado ele disse que não poderia dar entrevista no momento e que estava indo para uma reunião de negócios. Mais informações não foram respondidas.

- publicidade -