Teutônia completa dois anos sem homicídios, feminicídios e latrocínios

Marca é considerada histórica pela Brigada Militar, que ressalta a estratégia de combate ao tráfico de drogas.

454
Créditos: Arquivo Folha Popular

Na segunda-feira (10/04) Teutônia completou dois anos sem crimes violentos letais intencionais. Isso significa que, no período de 24 meses, não houve homicídios, feminicídios ou latrocínios. “Essa marca é considerada histórica. Ao menos nos últimos 10 anos, não há registros de um período tão longo sem anotações desses crimes, que por sua natureza, são considerados os mais graves”, observa o capitão Fábio Bilhar, comandante da 2° Companhia do 40º Batalhão de Polícia Militar (BPM) com sede em Teutônia.

Ele ressalta que grande parte essa marca se deve à estratégia de incansavelmente combater o tráfico de drogas, ação que é realizada em Teutônia pela Brigada Militar por entender que essa modalidade de crime traz de arrasto os demais delitos como homicídios, roubos e furtos, entre outros.

“Como exemplo a gente pode ver que houve uma redução de 85% nos roubos desde 2019, caindo de 61 casos para somente nove em 2022. Também, houve redução de 80% nos furtos de veículos e de 50% nos demais furtos em geral, o que mostra que essa estratégia de combater o tráfico de fato acaba impactando os outros crimes”, afirma o comandante.

De acordo com os dados disponíveis no site da Secretaria de Segurança Pública do Estado, cidades com o porte parecido com o de Teutônia tiveram números bem mais elevados nesse mesmo período em termos de homicídios. O município de Taquari teve sete homicídios em 2022, e Estrela teve três homicídios somente nos três primeiros meses de 2023. Teutônia é a segunda maior cidade em termos populacionais dos 37 municípios do Vale do Taquari.

O comandante ressalta que a drástica redução dos índices criminais também é fruto da abnegação do trabalho de todos os policiais militares da companhia, bem como da integração e do trabalho de outras instituições, como a Polícia Civil.

Mesmo considerando os números de Teutônia satisfatórios, o comandante da Brigada Militar ressalta que as instituições públicas devem ter sempre em mente o aperfeiçoamento contínuo. “Não podemos parar e devemos cada vez mais buscar prestar um serviço de qualidade para a população, assim como Teutônia merece e certamente deve ter orgulho da Brigada Militar que tem”, conclui Bilhar.

- publicidade -