“Precisamos unificar”, diz Hinrichsen sobre a Languiru

associado André Kich e o presidente da Regional do STR Marcos Hinrichsen, falaram sobre a mobilização para a nova diretoria da Cooperativa Languiru

4414
Crédito: Divulgação

Na manhã desta sábado (22/4), no Programa Comunidade Alerta, o associado André Kich e o presidente da Regional do STR Marcos Hinrichsen, falaram sobre a mobilização para a nova diretoria da Cooperativa Languiru e as expectativas da comunidade.

Hinrichsen observa que os prefeitos da região estão todos preocupados e também buscando informações sobre os assuntos da cooperativa para ajudar. Para a nova conjuntura, ele destaca ser importante o diálogo, a união e o coletivo. “Precisamos unificar e ter um norte. É hora de pensar naquele pequeno produtor, o que depende da Languiru para a sua propriedade continuar existindo, temos que pensar no todo.”

Avaliação

Kich comenta sobre o “desastre que está acontecendo na cooperativa”, diz que não vem apenas das dívidas financeiras, mas também dos milhares de produtores e funcionários que são afetados. “Quando o dinheiro tá fácil, é hora de puxar o freio, é quando o financeiro tá bom. Não fazer isso é o problema de grandes empresas.” Além disso, quando a crise começa a aparecer, o associado explica que os líderes começam a negar os problemas em vez de tentar solucionar. “Eles não levam a sério e falam somente do que é bom e traz resultados. Isso é mascarar os problemas que vão levar a empresa para uma crise”, acrescenta.

Quando começa aparecer os problemas, as empresa apostam em novos projetos sem muito estudo de viabilidade, cita o engenheiro agronomo, porém isso pode afetar ainda mais a crise. “As pessoas se preocupam muito com a politicagem interna, com o sistema de internamente não olhar para os problemas reais, com vaidades e demais. Isso acontece em muitos empresas.”

Mesmo assim, Kich destaca que sempre existe uma saída. “O primeiro passo é sentar todos na mesa, prefeitos, vereadores, nova direção, antiga direção para entender tudo que está acontecendo na cooperativa e buscar uma solução. Isso é união”, finaliza.

- publicidade -

5 COMENTÁRIOS

  1. O cooperativismo tem que ser cocientizado e não só incentivado. Isso se percebe na saída de associados na hora que a cooperativa está mal. Só ficam unquanto está bom. Ou seja , eles não se consideram donos da cooperativa.

  2. É preciso olhar para os princípios do cooperativismo permanentemente! Eles são o fundamento e o norte para as cooperativas!

  3. Profissionalizar a gestão, afastar os políticos ( especialmente prefeitos), contratar uma assessoria especializada em gestão, capacitar todos os membros da cadeia produtiva, estabelecer e perseguir resultados viáveis mas desafiadores, remunerar decentemente produtores e empregados, as principais vítimas da esculhambação anterior. Ou então, falir.

  4. Este caso da languiru ja esta enchendo o saco. Entendam uma coisa muito simples. A empresa faliu, quebrou…
    Roubaram tudo… Porem, como e uma cooperativa, a culpa e totalmente dos cooperados que escolheram incompetentes ou ladroes para administrar a empresa, entao que paguem pelo seu erro.

  5. Eu como uma funcionária estou muito triste e preocupada com tudo isso porq tenho dúvidas e dúvidas altas e com essa crise da empresa vai ficar muito difícil não só pramim mais para todos q dependem dela lamentável

Comments are closed.