Polícia desmonta organização que lavava dinheiro há anos na região

Operação foi deflagrada em municípios do Vale do Rio Pardo e em Encantado, no Vale do Taquari.

382
Créditos: Reprodução / Polícia Civil

A Polícia Civil de Venâncio Aires cumpriu ordens judiciais na manhã desta terça-feira (25/4). Dentre elas, seis prisões preventivas e mandados de busca e apreensão.

Cerca de 60 policiais trabalharam na operação, que foi deflagrada nos municípios de Venâncio Aires, Santa Cruz do Sul e Charqueadas, no Vale do Rio Pardo, e Encantado, no Vale do Taquari.

A operação denominada “Enxuta” tem como objetivo desbaratar uma organização criminosa que vinha lavando dinheiro do tráfico de entorpecentes há diversos anos.

Das seis pessoas presas, três possuem condenações por tráfico. As esposas de dois dos envolvidos também foram presas, além de um empresário que possui uma revenda de veículos em Venâncio Aires.

Os investigadores encontraram mais de 100 imóveis em nome dos investigados e operações bancárias, que ultrapassam a casa dos R$ 20 milhões.

Entre os materiais apreendidos, veículos de luxo como camionetas, SUVs e de passeio. Entre os imóveis, um prédio com diversos apartamentos, localizado na zona central de Venâncio Aires, e outro que seria a nova sede da Defensoria Pública do município. Este imóvel seria alugado à Defensoria pelo valor mensal de R$ 6 mil, por um dos casais presos na operação.

Os criminosos também mantinham um posto de combustíveis, uma loja de conveniência e uma revenda de veículos. As buscas foram realizadas em diversos endereços, dentre eles um escritório de advocacia e dois de contabilidade.

A Polícia Civil informa que a prova da lavagem de dinheiro é farta, atacando diretamente os mentores da organização criminosa e suas respectivas esposas, com atuação no topo da pirâmide do tráfico.

- publicidade -