Em Teutônia, Any Ortiz fala sobre combate a privilégios e participação da sociedade

670
Any falou no Almoço Empresarial promovido pela CIC Teutônia / Crédito da foto: Carla Beckmann

Teutônia recebeu nesta sexta-feira (23/6), a visita da deputada federal Any Ortiz (Cidadania). Ela foi palestrante do Almoço Empresarial da CIC Teutônia, onde tratou do tema “Combate aos Privilégios: uma luta que deve envolver a sociedade”.

Any já foi vereadora de Porto Alegre, deputada estadual em dois mandatos e, agora, deputada federal. Quando fala de combate aos privilégios, não se resume a questões financeiras, mas segunda ela, de “não ter diferentes classes de pessoas”.

Destacou dois projetos dela que foram aprovados na Assembleia Legislativa e que tinham este mote: o fim da aposentadoria vitalícia dos ex-governadores, e o fim da aposentadoria especial dos deputados estaduais. “Sempre lutei para que tivéssemos um estado mais igual”, sinaliza.

Ela reforça que a redução de privilégios é uma de suas bandeiras, mas que ela defende tantas outras, como: redução dos impostos, uma máquina pública enxuta e eficiente que consiga atender melhor. “Mas só conseguiremos isso sem combater os privilégios, uma coisa está relacionada com a outra, Na Assembleia Legislativa tivemos grandes vitórias em relação a isso. Tivemos muitas batalhas, algumas vencemos, outras não”, aponta.

A deputada avalia que a principal conquista foi mostrar para a população que o tema precisa ser enfrentado. “Que precisamos ter coragem de enfrentar, e de apontar os privilégios, principalmente do setor público, e não só apontando o dedo para os outros poderes, mas olhando para o próprio poder legislativo e o que poderíamos mudar. E nós conseguimos fazer isso na Assembleia Legislativa, e agora na Câmara Federal também é uma das bandeiras que eu defendo”, reforça.

Envolvimento da sociedade

Any salientou ainda a importância do envolvimento da sociedade nos debates políticos, não necessariamente de maneira partidária. “A sociedade precisa discutir política, se inteirar, saber o que está acontecendo, o que estão votando, o que está sendo discutido. Porque a política é o que molda a nossa vida em sociedade, então não podemos virar as costas para a política”, considera.

A deputada diz que entende o fato de as pessoas estarem cansadas e não quererem se envolver. “Acaba tendo um desgaste muito grande, mas a gente não pode desistir. Se queremos ter um futuro melhor, não só para nossa vida individual, mas para os negócios e a vida em sociedade, precisamos nos envolver na política”, defende.

Ela pondera ainda que se envolver com a política, não significa se envolver com partidos políticos. “Mas na política como um todo, e de maneira institucional, que é o que eu vejo que a CIC está fazendo aqui, por isso para mim foi gratificante poder conversar aqui com pessoas que fazem isso, que se preocupam com a política e os rumos que o país vai tomar”, finaliza.

Após a palestra da CIC, a deputada realizou uma visita ao Hospital Ouro Branco. Ela foi acompanhada de representantes do Cidadania em Teutônia, como o presidente do partido Alisson Saldanha, e o vereador Luias Wermann. O hospital foi cadastrado para o recebimento de emendas parlamentares. A casa de saúde também pretende contar com o apoio de Any junto ao Ministério da Saúde na busca pela instalação da UTI. A deputada disse ter se impressionado com a qualidade da gestão do hospital e que vai se somar ao movimento de ampliação da estrutura e atendimento do HOB, seja com emendas a partir do ano que vem ou articulando recursos do governo federal.

- publicidade -