Frigorífico de Aves paralisará atividades para férias coletivas

Nota deixa claro não haver data prevista para a retomada da cadeia produtiva.

23994
Crédito: Cooperativa Languiru / Arquivo

As máquinas do Frigorífico de Aves da Languiru pararão temporariamente a partir da próxima quinta-feira (17/8), conforme comunicado oficial da cooperativa e informações captadas pela reportagem junto a outras fontes. Inicialmente, falava-se em pausa de até 7 dias, todavia, a nota deixa claro não haver data prevista para a retomada da cadeia produtiva de aves. A medida faz parte do plano de reorganização anunciado no fim de maio.

Os funcionários entrarão em férias coletivas, com intermediação do sindicato da categoria. Permanecerão alguns trabalhadores para serviços de manutenção. Os transportadores de ovos, pintos, rações e frangos também terão redução de atividades. “Os associados serão assessorados pela equipe técnica. Após análise do cenário e das possibilidades, a Languiru planeja a retomada gradual da cadeia produtiva de aves, sem data prevista”, diz trecho do comunicado.

A busca pelo equilíbrio financeiro – com redução de atividades, diminuição de plantel e da produção – não foi suficiente, pois o mercado nacional passa por elevada oferta de proteína animal após a queda nas exportações – consequente queda nos preços internos. Outro meio foi a paralisação da planta frigorífica instalada em Westfália.

Aos poucos, o patrimônio da Cooperativa Languiru vai dissipando das mãos dos associados para quitar as dívidas de R$ 1,1 bilhão. As negociações mais avançadas estão no Frigorífico de Suínos, algo comentado desde o março, porém até agora nenhuma efetivação ocorreu.

Supermercado de Languiru

As gôndolas do Supermercado do Bairro Languiru – Teutônia – permanecem com baixa oferta de produtos e muitos espaços vazios. Com outras lojas já negociadas, a comunidade fica na expectativa quando mudará o cenário no maior supermercado da rede da Cooperativa Languiru. A falta de produtos gera, inclusive, a expectativa de que outra marca possa assumir esta loja.

O Grupo Passarela iniciou as operações do Supermercado no Shopping Lajeado após a negociação do complexo com a Cooperativa Languiru. À época já anunciavam a intenção de ampliar lojas no Rio Grande do Sul.

Negociações da Languiru

Efetivadas

AtivoNegociaçãoNovo dono/parceiro
Supermercado Shopping LajeadoVendaGrupo Passarela / SC
Supermercado Bairro Alesgut/TTVendaSuper Esquinão / Estrela-RS
Supermercado de Arroio do MeioRetomada do prédio e economia do aluguel
Farmácias do Bairro Languiru/TTVendaHospital Ouro Branco / Teutônia-RS
Frigorífico de BovinosVendaGrupo Zart / Teutônia-RS
Agrocenter Máquinas TeutôniaVendaGrupo Fasa
Agrocenter Insumos (Venâncio Aires e Rio Pardo)NegociadasEmpresa de Erechim
Produção de RaçõesParceriaCooperagri / Teutônia-RS

Demais

Fechados

– Postos de combustíveis de Languiru e de Westfália. A Languiru tinha os espaços locados. Há novos inquilinos em tramitação para reabrir os postos pelos novos donos;

– Farmácias do Shopping e de Arroio do Meio;

– Agrocenters de Estrela e São Lourenço do Sul.

Por negociar

– Frigorífico de Suínos com negociações em andamento/

– Agrocenter do Shopping Lajeado com atendimento e em negociação;

– Incubatórios.

Readequações

– Agrocenters de insumos passam para dentro de supermercados em algumas cidades;

– Agrocenter Insumos de Teutônia é o único mantido individual.

- publicidade -

1 COMENTÁRIO

Comments are closed.