Jorge Hagemann será presidente da Câmara de Teutônia em 2024

1164
Jorge Hagemann (c), é o novo presidente, acompanhado do vice Márcio Vogel (e) e do secretário Hélio Brandão (d) / Crédito da foto: Paloma Griesang

A Câmara de Vereadores de Teutônia elegeu sua nova Mesa Diretora na última sessão ordinária de 2023 na terça-feira (19/12). Em 2024 a presidência da Câmara será de Jorge Hagemann (PDT), tendo como vice-presidente Márcio Vogel (MDB) e o secretário Hélio Brandão (sem partido).

A eleição contou com duas chapas inscritas. A Chapa 1 composta por Hagemann, Vogel e Brandão; e a Chapa 2 que foi composta pelos vereadores do PDT: presidente Vitor Krabbe, vice-presidente Juliano Körner e secretário Diego Tenn Pass. Körner retornou à Câmara para compor a chapa, uma vez que a vereadora Neide Scwharz (PDT) não pode fazer parte da chapa por ser suplente.

A Chapa 1 foi aprovada com sete votos favoráveis: Jorge Hagemann, Márcio Vogel, Hélio Brandão, Cleudori Paniz, Luias Wermann, Valdir Griebeler e Evandro Biondo. Já a Chapa 2 teve apenas três votos, sendo dos vereadores que a integravam. O vereador Claudimir de Souza (UB) optou por se abster da votação.

A disputa pela mesa foi, mais uma vez, marcada por disputa e um certo tom de polêmica. Primeiramente, pelo fato dos vereadores Márcio Vogel e Jorge Hagemann, que eram da base governista, terem se aliado com os vereadores de oposição.

Em segundo lugar, por uma questão envolvendo o vereador Claudiomir de Souza. Sem citar nome e de forma indireta, indignado, falou sobre pessoas terem sido “cara de pau” e não terem cumprido um acordo registrado em ata e em cartório. Porém, não esclareceu o que dizia no acordo.

O que os pronunciamentos indicam, é que haveria um acordo para que ele integrasse uma chapa na disputa pela Mesa, o que não teria sido cumprido.

Conforme informações apuradas pela reportagem, Souza teria protocolado uma chapa que, além dele, contaria com os nomes de Vogel e Hagemann. Porém, os documentos tinha um erro de data, o que invalidaria o protocolamento. Assim, o vereador retirou a chapa. Nos bastidores, ele alega ter sido prejudicado propositalmente.

- publicidade -