A Câmara de Vereadores de Bom Retiro do Sul aprovou o projeto de lei nº 031/2025, autorizando o Executivo a incentivar o turismo temático ligado à cultura açoriana e a possível adesão ao Projeto Rota dos Açores, que contemplará cinco municípios: Fazenda Vilanova, Bom Retiro do Sul, Tabaí, Taquari e Paverama.
A legislação permite desenvolver ações de valorização do patrimônio histórico, firmar parcerias com instituições públicas e privadas e, se houver interesse, integrar um consórcio intermunicipal para fortalecer a gestão da rota turística.
Para o autor da proposta, o vereador Eder E. Müller Cíceri (Republicanos), a medida reforça o compromisso do município com o desenvolvimento econômico e cultural: “A Rota dos Açores representa uma oportunidade de fortalecer nossa identidade e ampliar o potencial turístico de Bom Retiro do Sul”, afirmou.
Caso considere oportuno, o município também poderá integrar um consórcio público intermunicipal, visando ampliar a articulação regional e fortalecer a gestão da rota turística.
A legislação destaca que todas as iniciativas deverão seguir diretrizes de sustentabilidade, participação comunitária, preservação cultural e transparência. Eventuais despesas serão cobertas por dotações já existentes no orçamento municipal.

