Lançada oficialmente a Rota dos Açores durante a Aquibom

Empresário e idealizador, Mauro Hauschild incentivou Câmaras Municipais a aprovarem projeto para instituição da Rota.

Foi apresentada à imprensa na manhã deste domingo (9/11) a Rota dos Açores, um projeto que conecta os municípios de Tabaí, Taquari, Paverama, Fazenda Vilanova e Bom Retiro do Sul em torno de sua origem comum: a presença açoriana que marcou a formação histórica e cultural do Vale do Taquari e do Rio Grande do Sul.

A iniciativa apresentada durante a programação da 1ª Aquibom é do Instituto de Formação e Desenvolvimento Educacional (IFDE) e a realização é de Mauro Hauschild – Inteligência, Conexão e Estratégia. O projeto foi apresentado com exclusividade pelo Grupo Popular em matéria de 5 de novembro.

O projeto busca transformar o legado açoriano em um produto turístico cultural sustentável, promovendo o patrimônio, as tradições e a  identidade regional como ativos de desenvolvimento.

Símbolo e identidade

A logomarca da Rota dos Açores foi inspirada no Farol de Nossa Senhora da Luz, referência espiritual e cultural de origem portuguesa. O farol representa a luz  que orienta e protege, evocando a fé e a travessia dos colonizadores açorianos  que chegaram ao Sul do Brasil no século 18.

O tetraedro que emana do farol simboliza a luz que une as cinco cidades da rota, em um gesto de integração e pertencimento.

História e patrimônio

O Vale do Taquari abriga um dos mais expressivos conjuntos de herança açoriana do estado. A partir de Taquari, núcleo-mãe desse processo, irradiou se o povoamento que deu origem aos municípios vizinhos. Igrejas, fazendas  históricas, casarios e práticas culturais preservam viva essa memória — como  a Igreja Matriz São José (século 18), a Fazenda Juliana (1881) e a Sala Açoriana, entre outros marcos.

A Rota dos Açores propõe um circuito de dois dias, conectando templos, fazendas, paisagens e experiências gastronômicas típicas. O objetivo é articular turismo, cultura e educação patrimonial, valorizando o protagonismo das comunidades locais e integrando ações com universidades, guias e agências de turismo.

Próximos passos

Entre as diretrizes apresentadas estão a criação de um comitê intermunicipal de gestão, a implantação de sinalização turística integrada, a formação de mediadores culturais e a realização de um Mês Açoriano anual.

“A ideia não é competir com as demais rotas turísticas, mas sim, complementar. É um projeto inicial e ainda pode ser configurado”, citou Hauschild.

Crédito: Camille Lenz da Silva

Conteúdo relacionado

Mais Notícias

Tópicos Relacionados:

Publicações do Autor

Executivo e CIC de Teutônia lamentam falecimento do ex-prefeito Ricardo Brönstrup

O Município de Teutônia decretou luto oficial por 3 dias em virtude do falecimento do ex-prefeito, Ricardo José Brönstrup. "Neste momento de profunda tristeza,...

Câmara de Estrela aprova extinção de secretaria e consolida Habitação como órgão permanente

Os vereadores de Estrela aprovaram por unanimidade três projetos de lei encaminhados pelo Executivo. As matérias tratam do fortalecimento da administração tributária municipal, investimentos...

“Nunca deveria ter saído do PDT”, diz Enio Bacci

Nascido em Lajeado em 1958, Enio Egon Bergmann Bacci atua de forma efetiva na política desde 1989, quando ingressou no Legislativo pela primeira vez....

Executivo teutoniense propõe campanha para premiar consumidores e aquecer economia local

A Prefeitura de Teutônia enviou para a apreciação da Câmara de Vereadores o projeto de lei nº 59, que institui a campanha municipal “A...