1ª Conferência Municipal de Vigilância em Saúde será realizada no fim de agosto

677
Comissão organizadora se reuniu para definir preparativos do evento

Com o tema “Política Nacional de Vigilância em Saúde e o fortalecimento do SUS como direito à Proteção e Promoção da Saúde do povo brasileiro”, a 1ª Conferência Municipal de vigilância em Saúde acontecerá na terça-feira, 29 de agosto, no auditório da CIC Teutônia. Com grupos de trabalho e mesas de debate, o encontro vai discutir assuntos relacionados ao trabalho da Vigilância em Saúde para a melhoria da qualidade de vida da população e o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). A Vigilância em Saúde é constituída pelas vigilâncias: Epidemiológica, Sanitária, Ambiental e de Saúde do Trabalhador.

Os grupos de trabalho serão divididos respeitando os quatro eixos temáticos para discussão: O Lugar da Vigilância em Saúde no SUS; Responsabilidades do Estado e dos governos com a vigilância em saúde; Saberes, Práticas, processos de trabalhos e tecnologias na vigilância em saúde; Vigilância em saúde participativa e democrática para enfrentamento das iniquidades sociais em saúde.

O objetivo da conferência é avaliar a situação de saúde, analisar as prioridades e elaborar propostas para o fortalecimento dos programas e ações de âmbito municipal e regional, além de propor diretrizes para definir as política estadual e nacional de Vigilância em Saúde e o fortalecimento dos programas e ações de vigilância em saúde. As propostas criadas em cada um dos grupos temáticos serão apresentadas pelos (as) delegados (as) – eleitos no dia 29 – na 1ª Conferência Estadual de Vigilância em Saúde do Rio Grande do Sul, que acontece de 06 a 08 de outubro, em Porto Alegre. Posteriormente, o estado apresentará suas demandas na Conferência Nacional de Vigilância em Saúde.

A comissão organizadora da etapa municipal se reuniu na manhã desta sexta-feira, 11 de agosto, para falar sobre os preparativos para o evento do dia 29. Os trabalhos na 1ª Conferência Municipal de Vigilância em Saúde serão durante todo o dia, das 8 horas às 11h30min e das 13 horas às 17 horas.

- publicidade -