Prefeitura de Lajeado anuncia posto de saúde durante entrega de moradias

787
Descerramento da placa inaugural marcou início de uma nova vida para 288 famílias/Crédito da foto: Bianca Mallmann/Divulgação

Durante o evento de entrega das chaves dos 288 apartamentos do Condomínio Residencial Novo Tempo I, nesta sexta-feira (15), no Bairro Santo Antônio, a Prefeitura de Lajeado anunciou que construirá um novo posto de saúde no bairro. “Vamos abrir a licitação para construção do posto ainda em 2017”, disse o prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, em seu pronunciamento. O evento contou com a presença da senadora Ana Amélia Lemos, que destacou a importância das mulheres como chefes de família. “As mulheres como chefes de família são mais organizadas, mais responsáveis em comparação aos homens”, disse a senadora.

Entre as 288 famílias beneficiadas com a casa própria, três delas receberam, de forma simbólica, as chaves de seus futuros lares. Entre elas, estava Lisandra Liane Stoll, que tinha sua antiga casa atingida por primeiro pelas águas do Rio Taquari, quando este transbordava durante as enchentes. Agora, isto será apenas uma lembrança para Lisandra, e não mais um problema.

Os 288 apartamentos foram construídos através do Programa Minha Casa Minha Vida, na modalidade faixa 1. A cerimônia de entrega foi realizada junto ao ginásio do CIEP e contou com a presença, também, da vice-prefeita de Lajeado, Gláucia Schumacher, do secretário do Trabalho, Habitação e Assistencia Social (Sthas) de Lajeado, Lorival Silveira, do ex-prefeito de Lajeado, Luis Fernando Schmidt, e do superintendente executivo de habitação da Caixa Econômica Federal, Jairo Manfro.

Posto de Saúde

A nova Unidade Básica de Saúde (UBS) Novo Tempo terá 445,60 m² de área construída e será de Porte II, o que significa espaço para duas equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF), formadas por médicos clínicos gerais e pediatras, enfermeiro, técnico de enfermagem, agentes comunitárias de saúde, nutrição, dentista, administrativo. Os ambientes previstos são sala de atividade coletivas, consultórios odontológicos, consultórios médicos e de enfermagem, recepção/sala de espera, farmácia, sala de vacinas, sala de esterilização, copa, dentre outros. O projeto já está aprovado pela Vigilância Sanitária Estadual. O orçamento deverá ser concluído até o final de setembro, e logo depois será licitado para ter início a construção do espaço.

- publicidade -