Em referência ao ‘Setembro Amarelo’, Secretaria da Saúde promove palestra sobre suicídio

705

A campanha Setembro Amarelo acontece desde 2015 no Brasil, e tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para a importância da prevenção do suicídio. Durante o mês de setembro, quando é comemorado o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro), várias cidades do País realizam ações de conscientização. No município de Paverama a palestra sobre o tema foi realizada nesta terça-feira (19/09), às 19h, no Centro Cultural Evangélico.

A psicóloga Bianca Merencia da Costa, parceira desta iniciativa, explicou que o suicídio é considerado um problema de saúde pública. Dados estatísticos e como direcionar tratamentos e ajuda às pessoas que possam estar nesta situação de risco foram abordadas em sua fala. Para a psicóloga, a melhor forma de ajudar uma pessoa em sofrimento e com tendência ao suicídio é falar sobre ele.

Henrique Weber, psicólogo da Unidade Básica de Saúde Paverama, explicou que a iniciativa visa mobilizar o maior número de pessoas para quebrar o tabu sobre esse assunto. De acordo com psicólogo, várias atitudes podem e devem ser tomadas para evitar esse comportamento e a primeira delas é não ter receio de falar sobre o ele. Estiveram presentes profissionais da Saúde, lideranças municipais e comunidade em geral.

- publicidade -